Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenção para crianças pré-escolares com medos noturnos e comportamentos de esquiva de dormir

Processo: 15/18841-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Renatha El Rafihi Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/20241-3 - Entendendo, avaliando e tratando os medos e as fobias infantis, BE.EP.PD
Assunto(s):Sono   Ansiedade   Medo   Comportamento de esquiva   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | crianças | intervenção | medos noturnos | Sono | Psicologia Clínica Infantil

Resumo

Medos noturnos causam prejuízos para as crianças, afetando o sono, os comportamentos diurnos e a qualidade de vida da família. Apesar disto, no cenário nacional, até o momento inexistem publicações sobre o tema. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia de uma intervenção em medo noturno e comportamento de esquiva de dormir direcionada a crianças. Participarão 60 crianças de quatro a seis anos de idade e seus cuidadores. Essas crianças apresentam medos noturnos e comportamentos de esquiva de dormir. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente para os grupos intervenção e controle. A intervenção consiste de uma sessão em que os pais serão instruídos a lerem em um período de quatro semanas a história "Dormindo com Rafi" (material psicoeducativo elaborado pela pesquisadora), a incentivarem o(a) filho(a) na realização da rotina pré-sono e a cuidarem da pelúcia. A avaliação ocorrerá em três momentos: pré-intervenção, pós-intervenção e seguimento de três meses, por meio dos instrumentos: Questionário Acerca dos Medos Noturnos da Criança, The Fear Survey Schedule for Infants-Preschoolers, Inventário dos Hábitos de Sono para Crianças Pré-Escolares, Inventário de Comportamentos para Crianças entre 1½ a 5 anos (CBCL), Preschool Anxiety Scale (PAS) e Diário de Sono e Comportamento. Serão usados os testes adequados para verificar a homogeneidade dos grupos nas diferentes variáveis. As avaliações do medo noturno, sono, ansiedade e outros comportamentos serão comparadas por meio da ANOVA mista, seguida por testes de comparações múltiplas, quando apropriado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA DA ROCHA; THOMAS OLLENDICK; FELIPE ALCKMIN-CARVALHO; LIVIA CAMPOS; FERNANDO ASBAHR; RENATHA EL RAFIHI-FERREIRA. Fears in preschoolers: translation, reliability, and validity of the Fear Survey Schedule for Infant-Preschoolers (FSSIP) - Brazilian version. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 44, . (15/18841-7)