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Intervenção para crianças pré-escolares com medos noturnos e comportamentos de esquiva de dormir

Processo: 15/18841-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Renatha El Rafihi Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/20241-3 - Entendendo, avaliando e tratando os medos e as fobias infantis, BE.EP.PD
Assunto(s):Crianças   Intervenção   Sono   Ansiedade

Resumo

Medos noturnos causam prejuízos para as crianças, afetando o sono, os comportamentos diurnos e a qualidade de vida da família. Apesar disto, no cenário nacional, até o momento inexistem publicações sobre o tema. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia de uma intervenção em medo noturno e comportamento de esquiva de dormir direcionada a crianças. Participarão 60 crianças de quatro a seis anos de idade e seus cuidadores. Essas crianças apresentam medos noturnos e comportamentos de esquiva de dormir. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente para os grupos intervenção e controle. A intervenção consiste de uma sessão em que os pais serão instruídos a lerem em um período de quatro semanas a história "Dormindo com Rafi" (material psicoeducativo elaborado pela pesquisadora), a incentivarem o(a) filho(a) na realização da rotina pré-sono e a cuidarem da pelúcia. A avaliação ocorrerá em três momentos: pré-intervenção, pós-intervenção e seguimento de três meses, por meio dos instrumentos: Questionário Acerca dos Medos Noturnos da Criança, The Fear Survey Schedule for Infants-Preschoolers, Inventário dos Hábitos de Sono para Crianças Pré-Escolares, Inventário de Comportamentos para Crianças entre 1½ a 5 anos (CBCL), Preschool Anxiety Scale (PAS) e Diário de Sono e Comportamento. Serão usados os testes adequados para verificar a homogeneidade dos grupos nas diferentes variáveis. As avaliações do medo noturno, sono, ansiedade e outros comportamentos serão comparadas por meio da ANOVA mista, seguida por testes de comparações múltiplas, quando apropriado.

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