Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxação de emissões de gases de companhias aéreas: modelagem econométrica para investigar seus potenciais efeitos sobre o transporte aéreo brasileiro

Processo: 15/19444-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Rogéria de Arantes Gomes
Assunto(s):Economia de transportes  Empresas aéreas  Transporte aéreo  Econometria  Emissão de gases  Preços  Demanda (economia) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Companhias aéreas | Demanda | Econometria | Emissões de Gases | Preços | transporte aéreo | Economia dos Transportes

Resumo

O presente projeto visa desenvolver um arcabouço empírico para investigar os impactos de esquemas de taxações de emissões de gases de efeito estufa de companhias aéreas sobre importantes indicadores de mercado da indústria do transporte aéreo brasileiro. O foco do estudo será nos efeitos das taxações sobre os preços das passagens aéreas e na demanda por viagens. Busca-se examinar esses impactos por meio de desenvolvimento de cenários simulados nos quais aumentos nos preços efetivos do querosene de aviação são inseridos pelas autoridades de aviação. Serão derivadas equações de transmissão de custos-preços e de demanda por viagens aéreas por meio da estimação de modelos econométricos utilizando um painel com dados desagregados ao nível da companhia aérea-rota-tempo. O objetivo principal de pesquisa é produzir algumas recomendações de política ambiental para o setor aéreo baseadas nas evidências empíricas geradas e nas elasticidades estimadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; NARCIZO, RODOLFO R.; CALIARI, THIAGO; MORALES, MAURICIO A. V.; PRADO, RAFAEL. Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover. TRANSPORTATION RESEARCH PART D-TRANSPORT AND ENVIRONMENT, v. 95, . (13/14914-4, 15/19444-1)
OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; LOHMANN, GUI; BETTINI, HUMBERTO F. A. J.. The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 87, . (15/19444-1, 13/14914-4)
DE OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Financial distress, survival network design strategies, and airline pricing: An event study of a merger between a bankrupt FSC and an LCC in Brazil. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 92, . (13/14914-4, 15/19444-1)
SANTOS, LUCA J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; ALDRIGHI, DANTE MENDES. Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 94, . (15/19444-1, 13/14914-4)
NARCIZO, RODOLFO R.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; DRESNER, MARTIN E.. An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study. TRANSPORT POLICY, v. 97, p. 12-pg., . (15/19444-1, 13/14914-4)
MIRANDA, VICTOR A. P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Airport slots and the internalization of congestion by airlines: An empirical model of integrated flight disruption management in Brazil. TRANSPORTATION RESEARCH PART A-POLICY AND PRACTICE, v. 116, p. 201-219, . (13/14914-4, 15/19444-1)
EUFRASIO, ANA BEATRIZ R.; ELLER, ROGERIA A. G.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. re on -time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airline. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 145, . (15/19444-1, 13/14914-4)
BRITO, IGOR R. S.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; DRESNER, MARTIN E.. An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. TRANSPORT POLICY, v. 114, p. 338-349, . (15/19444-1, 20/06851-6)
OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; CALIARI, THIAGO; NARCIZO, RODOLFO R.. An empirical model of fleet modernization: On the relationship between market concentration and innovation adoption by airlines. RESEARCH IN TRANSPORTATION BUSINESS AND MANAGEMENT, v. 43, p. 15-pg., . (20/06851-6, 15/19444-1)
DE OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; LOHMANN, GUI. A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 55, n. 2, p. 532-548, . (13/14914-4, 15/19444-1)