Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico dos fungos Erythricium salmonicolor, Diaporthe citri e a influência deles no metabolismo secundário de espécies de Citrus.

Processo: 15/26320-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Luciano da Silva Pinto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Melanose   Interação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citrus | Diaporthe Citri | Erythricium salmonicolor | Interação | melanose | Rubelose | Interação planta-hospedeiro

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores de citros no mundo, contudo também um dos maiores importadores de defensivos para essa cultura, desde inseticidas a fungicidas e bactericidas. As principais doenças bióticas em citros incluem a clorose variegada dos citros (CVC), cancro cítrico, leprose, tristeza, mancha preta, mancha marrom, morte súbita, melanose, rubelose, e, mais recentemente, Huanglongbing (ex-greening), alémde muitas outras pragas. Uma alternativa para se inibir o desenvolvimento de um fungo ou bactéria seria entender os eventos metabólicos relacionados à comunicação entre estes e sua planta hospedeira. Estes estudos podem levar a novos fungicidas e bactericidas menos danosos ao meio ambiente. No presente projeto serão estudadas as relações químicas entre espécies de Citrus e os fungos Erythricium salmonicolor e Diaporthe citri responsáveis pelas doenças Rubelose e Melanose. A rubelose dos citros tem causado danos significativos à citricultura paulista nos últimos anos. A doença atinge todas as culturas cítricas, ela concentra-se nos galhos e ramos, sendo mais severa em árvores vigorosas e em pomares adensados. Os sintomas iniciais consistem em lesões com desprendimento da casca e exsudação de goma. Posteriormente, observamsecordões miceliais e crescimento micelial róseo sobre os ramos afetados. A melanose causa danos nos órgãos verdes da planta no início do seu desenvolvimento. Ela também afeta os frutos em vias de maturação ou após a colheita causando a podridão peduncular. Em condições favoráveis e pomares mal cuidados, a melanose pode acarretar prejuízos, principalmente devido ao aspecto dos frutos que são destinados ao mercado de fruta fresca. Os metabólitos secundários que um microrganismo sintetiza estão relacionados com o seu respectivo nicho ecológico. Este não só precisa sintetizar metabólitos para competir com outros patógenos, a fim de colonizar o hospedeiro, mas presumivelmente também para regular o metabolismo do hospedeiro em sua associação equilibrada. E. salmonicolor e e Diaporthe citri estão em contato com seus citroshospedeiros, formando uma intrigante e desafiadora dupla planta-microrganismo paraestudos científicos, o qual seria inédito na literatura. Uma alternativa para se entender econsequentemente inibir o crescimento do fungo também é realizar o estudo dos aspectos químicos envolvidos no processo de desenvolvimento do mesmo. Portanto o projeto tem como segundo objetivo isolar estas moléculas envolvidas nodesenvolvimento de ambos os fungos. Estes estudos serão realizados através do desenvolvimento de métodos analíticos como HPLC-UV, LC-MS/MS, LC-UV-SPENMR e de ferramentas quimiométricas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BRITO, JOSE ASSIS GOMES; PINTO, LUCIANO DA SILVA; CHAVES, CINTIA FOLLY; RIBEIRO DA SILVA, ANTONIO JORGE; DA SILVA, MARIA FATIMA DAS GRACAS FERNANDES; COTINGUIBA, FERNANDO. Chemophenetic Significance of Anomalocalyx uleanus Metabolites Are Revealed by Dereplication Using Molecular Networking Tools. Molecules, v. 26, n. 4, . (15/26320-7)