Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da periodontite apical nos níveis de triglicérides e colesterol de ratos Wistar portadores de aterosclerose

Processo: 16/08005-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Luciano Tavares Angelo Cintra
Beneficiário:Carolina de Barros Morais Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontite periapical   Lesões periapicais   Artérias carótidas   Pulpite   Aterosclerose   Radiografia   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | Infecção endodôntica | Periodontite apical | Endodontia

Resumo

Estudos prévios do nosso grupo de pesquisa (processo Fapesp nº 2012/02083-8 e nº 2012/02565-2; PROP e-UNESP 005/2011) demonstraram em modelo animal que a infecção endodôntica exerce efeitos sobre a saúde sistêmica, assim como certas alterações sistêmicas são capazes de modular o desenvolvimento da infecção endodôntica (Cintra et al., 2013; 2014abc). Neste sentido, a aterosclerose, que tem sido alvo de intensos estudos na área de periodontia, ainda carece de informações quanto à sua possível relação bidirecional com o desenvolvimento da infecção endodôntica. Tendo em vista que no mecanismo imunológico da doença periodontal é semelhante ao da periodontite apical e que as vias biológicas que fazem a ligação entre a doença periodontal crônica e desordens sistêmica são as mesmas que podem ligar a periodontite apical crônica e a saúde geral, acreditamos ser de grande importância estudar a esta possível relação bidirecional entre periodontite apical e aterosclerose. Objetivo: O objetivo deste trabalho será analisar se a infecção endodôntica pode influenciar os níveis de triglicérides e colesterol de ratos normais ou de ratos com aterosclerose. Métodos: Serão utilizados 40 ratos divididos em 4 grupos de 10 animais cada: C - ratos controle; IE - ratos com infecção endodôntica; AT - ratos com aterosclerose; AT + IE - ratos com aterosclerose e infecção endodôntica. A aterosclerose será induzida por meio de uma amarria realizada na artéria carótida. Os ratos dos grupos C e IE se alimentarão com ração convencional. Já os ratos dos grupos com aterosclerose (AT e AT+IE) se alimentarão de uma associação de 75% da ração convencional associada a 20% de banha de porco e 5% de açúcar, durante 60 dias. A infecção endodôntica será induzida por meio de exposição pulpar dos primeiros e segundos molares superiores e inferiores do lado direito de cada animal. Aos 60 dias pós-operatórios os animais serão novamente anestesiados e será realizada a coleta de 5ml de sangue por meio de punção cardíaca. Para confirmar a presença das lesões periapicais, será realizada análise radiográfica digital. Também será realizada avaliação da dosagem dos níveis de triglicérides e colesterol. Análise dos resultados: Os resultados das diferentes análises e a correlação entre os achados locais e sistêmicos serão analisados por testes estatísticos específicos para cada caso (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTI, L. C.; SEGURA-EGEA, J. J.; CARDOSO, C. B. M.; BENETTI, F.; AZUMA, M. M.; OLIVEIRA, P. H. C.; BOMFIM, S. R. M.; CINTRA, L. T. A.. Relationship between apical periodontitis and atherosclerosis in rats: lipid profile and histological study. International Endodontic Journal, v. 53, n. 10, . (16/08005-0)