Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresses abióticos na germinação de sementes e no crescimento de mudas de eapécies e híbrido de eucalipto

Processo: 16/15087-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rinaldo Cesar de Paula
Beneficiário:Marcos Cláudio da Silva Virtuoso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresses abióticos | Eucalipto | Melhoramento florestal | Tolerância a seca | Melhoramento Florestal

Resumo

O cultivo de espécies do gênero Eucalyptus no Brasil compõe um importante setor da economia brasileira abrangendo uma grande variedade de ambientes. A seleção de materiais mais produtivos para as diversas condições é um dos objetivos do melhoramento genético deste grupo de espécies mas, por ser uma planta perene, leva muitos anos para se obter resultados que sejam satisfatórios. Buscar meios que agilizem o processo, como a seleção na fase juvenil pode minimizar esse problema. Com isso o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da temperatura, estresse hídrico e salino na germinação de sementes e avaliar o desempenho de mudas sob estresse hídrico de espécies e hibrido de eucalipto: Eucalyptus camaldulensis, E. urophylla, E. brassiana, E. grandis, E. saligna e E. urophylla x E. grandis. A pesquisa será dividida em quatro experimentos, os três primeiros envolverão germinação em laboratório e o quarto experimento será conduzido com mudas será em casa de vegetação. O primeiro experimento consistirá de um delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 6, sendo cinco temperaturas (20, 25, 30, 35 e 40°C) e as seis genótipos. O segundo também será em blocos casualizados, mas será em parcela subdivida 6 x 6 x 2, sendo os seis genótipos submetidos a seis potenciais hídricos (0, -0,2, -0,4, -0,6, -0,8 e -1,0 MPa), formando as parcelas e duas temperaturas escolhidas do experimento anterior (a temperatura ótima e a supra ótima), como subparcela. O terceiro experimento terá o mesmo arranjo do anterior, envolvendo porém seis potenciais salinos (0, -0,2, -0,4, -0,6, -0,8 e -1,0 MPa). O último experimento será em vasos na casa de vegetação, sendo o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 6, sendo três regimes hídricos (20, 40 e 60% da capacidade máxima de retenção de água pelo solo) e os seis genótipos de eucalipto. As variáveis analisadas nos experimentos em laboratório serão: germinação, índice de velocidade de germinação, massa seca, comprimento de parte aérea e de raiz, número de plantas normais e anormais, coeficiente de germinação e tempo médio de germinação. Em casa de vegetação serão avaliadas características de crescimento (diâmetro do coleto, a altura de plantas, número de folhas, área foliar, massa fresca de parte aérea e de raiz), fisiológicas (taxa fotossintética, transpiração, condutância estomática, potencial hídrico foliar, conteúdo relativo de água e estabilidade do sistema de membranas) e bioquímicas (conteúdo de carboidratos solúveis e totais). Os dados serão submetidos análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade e análise de regressão, quando pertinentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIRTUOSO, MARCOS CLAUDIO S.; SOUZA, JOAO VITOR O.; ZANATTO, BRUNA; VALENTE, TIAGO S.; SILVA, EDGARD HENRIQUE COSTA; DE PAULA, RINALDO CESAR. Germinative and physiological performance of eucalyptus species under abiotic stress. TREES FORESTS AND PEOPLE, v. 10, p. 8-pg., . (16/15087-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIRTUOSO, Marcos Cláudio da Silva. Estresses abióticos na germinação de sementes e no crescimento de mudas de espécies e híbridos de Eucalyptus. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.