Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do cloreto de lítio na perda óssea induzida por ligadura em ratas com e sem deficiência de estrógeno

Processo: 16/23614-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Magda Feres Figueiredo
Beneficiário:Fernando de Souza Malta
Instituição Sede: Universidade Universus Veritas Guarulhos (Univeritas UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Cloreto de lítio   Periodontite   Osteoporose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cloreto de lítio | osteoporose | Periodontite | Periodontia

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos do cloreto de lítio, um medicamento capaz de afetar as células ósseas em favor da formação de osso sendo um potencial candidato para tratamento de osteoporose, na perda óssea induzida por ligadura em ratas com e sem deficiência de estrógeno. Noventa e seis ratas Wistar (24 ratas por grupo/8 por tempo experimental) serão alocadas em um dos seguintes grupos: ovariectomia simulada e administração de solução salina por gavage (controle); ovariectomia e administração de solução salina por gavage; ovariectomia simulada e administração de 200 mg/kg/dia de cloreto de lítio por gavage e; ovariectomia e administração de 200 mg/kg/dia de cloreto de lítio por gavage. A administração do cloreto de lítio ou solução salina será iniciada em 14 dias após os procedimentos de ovariectomia/ovariectomia simulada e se estenderá até o final do experimento. Vinte e um dia após a ovariectomia/ovariectomia simulada os animais serão submetidos à colocação de ligadura em um dos primeiros molares inferiores. Os animais serão eutanasiados em 10, 20 e 30 dias após a colocação da ligadura. As mandíbulas serão removidas e processadas para obtenção de espécimes descalcificados contendo os primeiros molares inferiores que serão destinados à análises estereométrica, histométricas, histoquímica e imunohistoquímicas. A análise estereométrica incluirá a contagens de células relacionadas ao processo inflamatório nas proximidades da lesão. Análises histométricas incluirão as medidas da perda óssea e densidade óssea na região de bifurcação. Análises histoquímicas e imunohistoquímicas incluirão a contagem de células marcadas para fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP), ligante do receptor ativador do fator nuclear kB (RANKL), osteoprotegerina (OPG), osteopontina (OPN) e osteocalcina (OCN) no tecido ósseo da região de bifurcação. Na análise estatística, os resultados serão primeiramente submetidos ao teste de normalidade (Shapiro-Wilk). Em seguida, os dados histométricos, histoquímicos e imunohistoquímicos serão comparados por testes paramétrico (Análise de Variância) ou não-paramétrico (Kruskal-Wallis) e, em caso de diferenças, por seus respectivos testes pos hoc. Comparações entre os dentes com e sem ligadura serão realizadas pelo teste t pareado ou Wilcoxon. Um nível de significância de 5% será adotado para todas as análises. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALTA, FERNANDO DE SOUZA; NAPIMOGA, MARCELO HENRIQUE; MARINS, LETICIA MACEDO; MIRANDA, TAMIRES SZEREMESKE; DE OLIVEIRA, FLAVIANNY BARBARA; POSCH, ALINE TANY; FERES, MAGDA; DUARTE, POLIANA MENDES. Lithium chloride assuages bone loss in experimental periodontitis in estrogen-deficient rats. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 24, n. 6, p. 2025-2036, . (16/23614-2)