Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre Gestão do Conhecimento e Estrutura Organizacional no setor de serviços

Processo: 16/24401-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez
Beneficiário:Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão do conhecimento  Estrutura organizacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equação estrutural | estrutura organizacional | Gestão do conhecimento | setor de serviços | Gestão do Conhecimento

Resumo

A importância do conhecimento como ativo organizacional capaz de gerar vantagem competitiva é um conceito que tornou consolidado nas últimas décadas. Em decorrência desta importância, a gestão do conhecimento (GC) tornou-se um tema central a fim de garantir a competitividade. A GC pode ser definida como o esforço gerencial a fim de promover a aquisição e criação de conhecimento, bem como sua disponibilização aos indivíduos e grupos da organização, visando sua utilização ou reutilização, sustentando um ciclo do conhecimento dentro da organização. Para atingir este objetivo, a organização precisa criar um contexto organizacional, voltado à aprendizagem e compartilhamento do conhecimento entre indivíduos, grupos e departamentos da organização. Neste contexto, a estrutura organizacional torna-se um fator que influencia diretamente a prática da GC, pois ela se relaciona com a forma como o conhecimento é retido ou formalizado, com a autonomia e poder de decisão concedida aos indivíduos e com a integração dos funcionários de diferentes departamentos e áreas da organização. Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o impacto das características da estrutura organizacional sobre as três etapas que definem o processo de GC (aquisição, distribuição e utilização de conhecimento) em empresas do setor de serviços especializados. Para atingir este objetivo esta estudo adota um método quantitativo, baseado em pesquisa survey e utiliza modelagem de equação estrutural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO. Knowledge exploration and exploitation in team context. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE, v. 30, n. 15-16, p. 1654-1674, . (16/24401-2)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO. How do formalization, centralization and integration impact dynamic knowledge-based capability?. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE, v. N/A, p. 19-pg., . (16/24401-2)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO; DE MELO, TATIANA MASSAROLI. The effects of organization context on knowledge exploration and exploitation. JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH, v. 90, p. 215-225, . (16/24401-2, 16/18414-4)
RODRIGO VALIO DOMINGUEZ GONZALEZ; MANOEL FERNANDO MARTINS; TATIANA MASSAROLI MELO. Gestão do conhecimento: tipologia a partir dos fatores contextuais da organização. Transinformação, v. 30, n. 2, p. 249-266, . (16/18414-4, 16/24401-2)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO; DE MELO, TATIANA MASSAROLI. How do autonomy, cohesion and integration of teamwork impact the dynamic capability?. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE, v. 32, n. 7-8, . (16/24401-2, 16/18414-4)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO. Knowledge management taxonomy in the Brazilian automotive industry. KNOWLEDGE MANAGEMENT RESEARCH & PRACTICE, v. 15, n. 3, p. 491-505, . (16/24401-2)
DOMINGUEZ GONZALEZ, RODRIGO VALIO. Effects of learning culture and teamwork context on team performance mediated by dynamic capability. JOURNAL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT, v. 25, n. 8, p. 2000-2021, . (16/24401-2)