Busca avançada
Ano de início
Entree

(in)visibilidades sociocomunicacionais nas vivências de imigrantes e refugiadas/os lgbtiq+ na cidade de são paulo

Processo: 16/24566-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 12 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Denise Maria Cogo
Beneficiário:Hadriel Geovani da Silva Theodoro
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/18712-0 - Fluxos migratórios, comunicação, consumo e cidadania: (in)visibilidades midiáticas nas vivências de imigrantes LGBT na cidade de São Paulo, BE.EP.DR
Assunto(s):Cidadania   Consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Comunicação | Consumo | imigrantes LGBTIQ+ | (In)visibilidade sociocomunicacional | Comunicação e Consumo

Resumo

O objetivo geral do projeto de pesquisa é analisar as experiências relacionadas às (in)visibilidades sociocomunicacionais de imigrantes e refugiadas/os LGBTIQ+ residentes na cidade de São Paulo. Como problemática, discutimos as consequências da produção-circulação-consumo dessas (in)visibilidades em sua inserção nos espaços urbanos (físicos e simbólicos) e no exercício da cidadania. Os aportes teóricos são de caráter interdisciplinar, e estão divididos em três eixos principais: a) Comunicação, consumo e cidadania; b) Globalização e fluxos migratórios; c) Estudos de gênero e sexualidade e migração LGBTIQ+. A metodologia da investigação, de caráter qualitativo, assume uma vertente multimetodológica que abrange: a) pesquisa bibliográfica; b) coleta de dados, tendo como procedimentos a observação participante; a aplicação de entrevista semiestruturada e levantamento de dados em ambiente digital; e c) análise dos dados empíricos, fundamentada em uma perspectiva descritiva e interpretativa que extrai dos dados empíricos as dimensões relacionadas às (in)visibilidades sociocomunicacionais nas vivências de imigrantes e refugiadas/os LGBTIQ+ na cidade de São Paulo. Sendo assim, o projeto de pesquisa se justifica por sua relevância acadêmica e também social, haja vista que a temática ainda é pouco pesquisada e que, ao colaborar a um debate acerca de sujeitos que são reiteradamente silenciados e invisibilizados, pode contribuir no fomento de políticas públicas voltadas à melhoria de suas condições de vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HADRIEL GEOVANI DA SILVA THEODORO. Espaços de violência no caso da imigração LGBTIQ+. Revista de Estudos Feministas, v. 31, n. 1, . (18/18712-0, 16/24566-1)