Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da espermatogênese e maturação espermática em cães senis

Processo: 17/06859-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Camila Infantosi Vannucchi
Beneficiário:Maíra Morales Brito
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteômica   Cães   Espermatozoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | Espermatozóide | Maturação Espermática | proteômica | Senescência reprodutiva | Biotecnologia e patologia da reprodução de cães

Resumo

O presente estudo tem como objetivos comparar entre cães jovens e senis: a expressão dos hormônios LH, estrógeno e testosterona durante a espermatogênese e maturação epididimária; as características hemodinâmicas e vasculares dos testículos e epidídimos, a morfofuncionalidade espermática e o perfil proteico do fluido epididimário. Serão selecionados cães jovens em maturidade reprodutiva (1 a 4 anos) e cães senis (acima de 7 anos), de raças variadas, com peso entre 10 e 30 kg, constituindo dois grupos experimentais: Grupo Jovem e Grupo Senil. Este estudo será dividido em quatro experimentos. No experimento 1, o principal objetivo é avaliar as características hemodinâmicas e vasculares, biometria e integridade do parênquima testicular e epididimário por meio da ultrassonografia bidimensional, Doppler espectral e Doppler colorido. No Experimento 2, o qual visa analisar a ação dos hormônios LH, estrógeno e testosterona na espermatogênese e maturação espermática, será realizada a PCR quantitativa, imunohistoquímica e Western Blot para expressão dos receptores de LH (LHR), testosterona (AR) e estrógeno (ESR1 e ESR2) no testículo, cabeça, corpo e cauda do epidídimo e Western Blot nas células espermáticas. No Experimento 3, será feita análise morfofuncional dos espermatozoides durante o trajeto epididimário, utilizando análise computadorizada da motilidade, concentração espermática, integridade de membrana plasmática e acrossomal e potencial de membrana mitocondrial por citometria de fluxo, integridade de membrana plasmática e acrossomal e integridade de DNA por esfregaços corados, atividade mitocondrial por coloração citoquímica e morfologia espermática em câmara úmida. Por fim, no experimento 4, o objetivo é avaliar o perfil proteico do fluido epididimário das regiões da cabeça, corpo e cauda dos epidídimos por meio da análise proteômica do tipo "gel-free". Acredita-se que um estudo mais aprofundado dos processos de espermatogênese e maturação epididimária na espécie canina se faz necessário, permitindo, então, elucidar as características patológicas do ejaculado de cães em idade senil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO, MAIRA MORALES; DA ROSA FILHO, ROBERTO RODRIGUES; AGOSTINI LOSANO, JOAO DIEGO; VANNUCCHI, CAMILA INFANTOSI. Ageing changes testes and epididymis blood flow without altering biometry and echodensity in dogs. Animal Reproduction Science, v. 228, . (17/06859-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Maíra Morales. Estudo da espermatogênese e maturação espermática em cães Senis. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.