Busca avançada
Ano de início
Entree

Produtividade e qualidade da batata em resposta ao manejo da adubação nitrogenada

Processo: 17/11166-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adalton Mazetti Fernandes
Beneficiário:Natália Silva Assunção
Instituição Sede: Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Solanum tuberosum   Manejo e tratos culturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dose de nitrogênio | época de aplicação | Qualidade de fritura | qualidade nutricional | Solanum tuberosum | Manejo e tratos culturais

Resumo

A otimização do manejo da adubação nitrogenada com fornecimento do nitrogênio (N) no período de maior demanda pelas plantas é uma estratégia para maximizar a produtividade e a qualidade de tubérculos na cultura da batata (Solanum tuberosum L.). Dessa forma, objetiva-se com este trabalho avaliar a produtividade e a qualidade físico-química e nutricional dos tubérculos das cultivares de batata Ágata e Markies submetidas a diferentes formas de manejo da adubação nitrogenada tradicional combinada com a aplicação de doses de N na fase de enchimento de tubérculos. Serão conduzidos dois experimentos, um com a cultivar Ágata e outro com a Markies, durante dois anos consecutivos na safra de inverno. O delineamento experimental adotado em ambos os experimentos será em blocos ao acaso com esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. As formas de manejo da adubação nitrogenada tradicional serão: M1 = 160 kg ha-1 de N no plantio; M2 = 80 kg ha-1 de N no plantio; M3 = 40 kg ha-1 de N no plantio e 120 kg ha-1 de N na amontoa (20-25 dias após o plantio - DAP); M4 = 80 kg ha-1 de N no plantio e 80 kg ha-1 de N na amontoa, combinadas com as doses de 0, 20, 40 e 80 kg ha-1 de N aplicadas na fase de enchimento dos tubérculos (entre 50 e 55 DAP). Nos dois experimentos serão avaliadas características fitotécnicas da cultura, eficiência de uso de N absorvido para produção de biomassa e de tubérculos, eficiência de recuperação do N aplicado e atributos físico-químicos e nutricionais dos tubérculos. Os dados obtidos serão submetidos a análise de variância separadamente por experimento. As médias das formas de manejo da adubação nitrogenada tradicional serão comparadas pelo teste LSD (pd0,05), enquanto as doses de N aplicadas na fase de enchimento de tubérculos serão submetidas a análise de regressão (pd0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUNCAO, NATALIA S.; FERNANDES, ADALTON M.; SORATTO, ROGERIO P.; MOTA, LYDIA HELENA S. O.; RIBEIRO, NATHALIA P.; LEONEL, MAGALI. Tuber Yield and Quality of Two Potato Cultivars in Response to Nitrogen Fertilizer Management. POTATO RESEARCH, v. 64, n. 2, p. 147-166, . (17/11166-8)
FERNANDES, ADALTON M.; CAMPOS, LUCAS G.; SENNA, MARCAL S.; DA SILVA, CAROLINA L.; ASSUNCAO, NATALIA S.. Yield and Nitrogen Use Efficiency of Sweet Potato in Response to Cover Crop and Nitrogen Management. AGRONOMY JOURNAL, v. 110, n. 5, p. 2004-2015, . (17/11166-8, 14/22362-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSUNÇÃO, Natália Silva. Produtividade e qualidade da batata em resposta ao manejo da adubação nitrogenada. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.