Busca avançada
Ano de início
Entree

Semântica de vetores e contradirecionalidade no português brasileiro

Processo: 17/21110-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Renato Miguel Basso
Beneficiário:Renato Miguel Basso
Pesquisador Anfitrião: Joost Zwarts
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Utrecht University (UU), Holanda  
Assunto(s):Semântica   Preposição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuntos temporais | contradirecionalidade | modificadores locativos | Preposição | Semântica de vetores | Semântica

Resumo

O presente projeto de pós-doutoramento tem como objeto investigar, dentro da semântica formal das línguas naturais, o fenômeno da "contradirecionalidade" e a semântica de modificadores preposicionais locativos e direcionais, bem como de adjuntos temporais, através da "semântica de vetores espaciais". Como esperamos mostrar, essas investigações estão intrinsecamente conectadas, lidam com temas ainda pouco explorados na análise do português brasileiro no âmbito da semântica formal, e constituem uma importante contribuição para a descrição dessa língua particular além de serem relevantes para uma perspectiva tipológica, que compara, por exemplo, línguas românicas e germânicas. Ao final do presente projeto, que se desenvolverá na Universidade de Utrecht (Holanda), sob a supervisão do prof. Joost Zwarts, apresentaremos outros temas que serão desenvolvidos durante nosso estágio de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATO MIGUEL BASSO. SOBRE A SEMÂNTICA DE ‘DE VOLTA’: UM EXERCÍCIO EM CONTRADIRECIONALIDADE. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 63, n. 2, p. 397-419, . (17/21110-0)
RENATO MIGUEL BASSO; THAYSE LETÍCIA FERREIRA. Sobre a estrutura dos PPs locativos no português brasileiro: nome ou parte axial?. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 36, n. 1, . (17/21110-0)