Busca avançada
Ano de início
Entree

Possíveis efeitos antidepressivos da cetamina em ratas lactantes: implicações na prole

Processo: 18/05397-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Helenice de Souza Spinosa
Beneficiário:Gabriel Ramos de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Depressão pós-parto   Sistema nervoso central   Sistema nervoso periférico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cetamina | Depressão pós-parto | Sistema Nervoso Central | Sistema nervoso periférico | Farmacologia Animal

Resumo

A depressão é uma das doenças mais comuns e mentalmente incapacitantes no mundo. A depressão pós-parto é um subtipo de depressão que afeta 1 a cada 7 mulheres mundialmente. Ela é frequentemente definida como um episódio de transtorno de depressão maior que ocorre no período seguinte ao nascimento. O tratamento para esse tipo de depressão consiste na combinação de psicoterapias e tratamento farmacológico. Para o tratamento farmacológico é necessário considerar as consequências que este tratamento possa ter na mãe lactante e na progênie, uma vez que o vínculo mãe-filhote é fundamental para o desenvolvimento geral da progênie e, portanto, alterações no comportamento materno podem gerar distúrbios permanentes nos filhotes. A cetamina vem sendo bastante estudada para o uso como antidepressivo devido a seu mecanismo de ação misto. Levando em consideração que há uma tendência para a ampliação do uso clínico da cetamina e que há poucas informações a respeito da dose e via de administração ideal para seu uso como antidepressivo, bem como a segurança e eficácia de um tratamento durante o período pós-natal, tornam-se necessários mais estudos sobre o uso desse fármaco com essa finalidade, a fim de contribuir com o seu uso clínico mais seguro. Assim, o objetivo deste projeto é estudar as implicações da exposição materna à cetamina no desenvolvimento da prole de ratas. Para isso serão realizadas avaliações comportamentais e neuroquímicas da prole, desde o nascimento até a idade adulta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZACCARELLI-MAGALHAES, JULIA; ABREU, GABRIEL R.; FUKUSHIMA, ANDRE R.; PANTALEON, LORENA P.; RIBEIRO, BEATRIZ B.; MUNHOZ, CAMILA; MANES, MARIANNA; DE LIMA, MAYARA A.; MIGLIOLI, JULIA; FLORIO, JORGE C.; et al. Postpartum depression in rats causes poor maternal care and neurochemical alterations on dams and long-lasting impairment in sociability on the offspring. Behavioural Brain Research, v. 436, p. 15-pg., . (18/05397-0)
ZACCARELLI-MAGALHAES, JULIA; FUKUSHIMA, ANDRE RINALDI; MOREIRA, NATALIA; MANES, MARIANNA; DE ABREU, GABRIEL RAMOS; RICCI, ESTHER LOPES; WAZIRY, PAULA A. FARIA; SPINOSA, HELENICE DE SOUZA. Preclinical toxicological study of prolonged exposure to ketamine as an antidepressant. PHARMACOLOGICAL REPORTS, v. 72, n. 1, p. 24-35, . (18/05397-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Gabriel Ramos de. Possíveis efeitos antidepressivos da cetamina em ratas lactantes: avaliação das implicações na prole. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.