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Design for Residual Stress (DRS) na Manufatura de Engrenagens: Uma Abordagem Indústria 4.0

Processo: 18/09251-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Alfredo Rocha de Faria
Beneficiário:Alfredo Rocha de Faria
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ronnie Rodrigo Rego
Auxílio(s) vinculado(s):19/00917-8 - Falha induzida por instabilidade em compósitos estruturais sob compressão longitudinal, AP.R SPRINT
Assunto(s):Método dos elementos finitos  Tensão residual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadeia de manufatura | Elementos Finitos | Engrenagem | Retífica | Tensões residuais | Tensões residuais

Resumo

Engrenagens surgem como um dos componentes mais influenciados pelas tensões residuais (TR) que se originam da combinação de um complexo estado de tensões gerado pelo perfil evolvente e pela cadeia de manufatura com uma grande variedade de processos. Estudos qualitativos foram conduzidos com o principal objetivo de otimizar a cadeia de manufatura no intuito de obter um estado ideal de TR no fim da manufatura. Para expandir o estado-da-arte de forma quantitativa, o objetivo dessa proposta é desenvolver um modelo preditivo para o de TR em engrenagens induzida pela interação entre processos de fabricação. Esse desenvolvimento orientado da cadeia de manufatura em busca de um estado específico de TR conceitua o Design for Residual Stress (DRS). Esse método de design busca um estado ótimo de tensões residuais, considerando um modo de falha específico para ser evitado e indesejadas saídas de processos de manufatura anteriores. O escopo de projeto propõe abordar a cadeia de fabricação de engrenagens por meio da interação do shot peening e retífica. Para quantificação do efeito de interação entre processos nas TR, o processo de retífica será modelado por meio do método híbrido em elementos finitos, que substitui o contato peça-ferramenta pelos carregamentos (mecânico e térmico) gerados durante a usinagem. Esse projeto é uma importante evolução da filosofia da Indústria 4.0, provendo capacidades de tomada de decisão inteligentes em tempo real para ajuste dos parâmetros de manufatura. A proposta consolida uma linha de pesquisa de uma cooperação acadêmica entre ITA e WZL-RWTH Aachen, Alemanha. Além disso, o escopo representa uma demanda atual da indústria nacional, contribuindo para posicionar o Brasil como liderança global nesse tópico. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FARIA, ALFREDO R.; ALHATIM, OMAIR; SANTIAGO MACIEL, HOMERO FONSECA. A Numerical Method to Solve Nonsymmetric Eigensystems Applied to Dynamics of Turbomachinery. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTATIONAL METHODS, v. 17, n. 9, . (18/09251-0, 19/00917-8)
ROCHA D' OLIVEIRA, ANDRE LUIZ; REGO, RONNIE RODRIGO; DE FARIA, ALFREDO ROCHA. Residual stresses prediction in machining: Hybrid FEM enhanced by assessment of plastic flow. Journal of Materials Processing Technology, v. 275, . (18/09251-0)
GUIMARA, GUILHERME FERNANDES; DE FARIA, ALFREDO ROCHA; REGO, RONNIE RODRIGO; D'OLIVEIRA, ANDRE LUIZ ROCHA. Shot peening simulation oriented to residual stress interaction with gear grinding. FINITE ELEMENTS IN ANALYSIS AND DESIGN, v. 223, p. 14-pg., . (18/09251-0)