Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção foliar de água e estresse oxidativo em espécies de Velloziaceae com estratégias contrastantes de tolerância à seca

Processo: 18/12586-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 22 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Rafael Silva Oliveira
Beneficiário:Evandro Alves Vieira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dessecação   Antioxidantes   Aquaporinas   Perfil metabólico   Condutividade hidráulica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antioxidantes | aquaporinas | Condutividade hidráulica | dessecação | Perfil Metabólico | Ecofisiologia e Bioquímica Vegetal

Resumo

Espécies de Velloziaceae que ocorrem em afloramentos rochosos podem apresentar estratégias contrastantes de uso da água: enquanto algumas espécies se mantêm sempre-verde durante a seca, as denominadas ressurgentes toleram a dessecação vegetativa e retomam as atividades metabólicas após a reidratação. A água atmosférica (neblina, orvalho) é uma fonte potencialmente importante de água para espécies destes ambientes, mas pouco se sabe sobre os efeitos dessa estratégia de hidratação na fisiologia e metabolismo dessas plantas. Esse projeto objetiva avaliar se a absorção de água foliar ocorre e pode minimizar os efeitos da seca, facilitando o processo de reidratação e modulando respostas nos níveis biológicos organizacionais, molecular e fisiológico de plantas de Vellozia nivea (ressurgente) quando comparada a Vellozia intermedia (sempre-verde). Avaliaremos se a aquisição de água pelas folhas pode atenuar os efeitos do embolismo nos vasos do xilema e pretendemos entender como a expressão de genes relacionados à seca controla as diferentes estratégias metabólicas e o estresse oxidativo. O experimento controlado será realizado com plantas hidratadas e submetidas ao déficit hídrico, com diferentes níveis de umidade do ar. Esse projeto tem caráter inovador, pois pretende integrar respostas de plantas a diferentes tipos de seca (no solo e atmosférica) e modos de reidratação (por raízes e folhas) em diferentes escalas (fisiológicas, metabólicas e gênicas). Os resultados elucidarão os mecanismos adaptativos essenciais para a sobrevivência das espécies expostas a seca, além de gerar importantes contribuições científicas para o futuro da pesquisa aplicada sobre a tolerância à seca em espécies sensíveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, EVANDRO ALVES; SILVA, KLEBER RESENDE; ROSSI, MONICA LANZONI; MARTINELLI, ADRIANA PINHEIRO; GASPAR, MARILIA; BRAGA, MARCIA REGINA. Water retention and metabolic changes improve desiccation tolerance in Barbacenia graminifolia (Velloziaceae). PHYSIOLOGIA PLANTARUM, v. 174, n. 5, p. 14-pg., . (18/12586-3)