Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de materiais reativos na sorção de metais potencialmente tóxicos e avaliação da bioacessibilidade e toxicidade após retenção

Processo: 19/00275-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 14 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues
Beneficiário:Jacqueline Zanin Lima
Supervisor: Eduardo Anselmo Ferreira da Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:17/16961-0 - Emprego de composto orgânico e turfa na retenção de PB, Zn e Cd e avaliação da possível disponibilidade, toxicidade e bioacessibilidade destes metais após retenção, BP.DR
Assunto(s):Contaminação   Sorção   Biocarvão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocarvão | Composto orgânico | Metais potencialmente tóxicos | Resíduos de Mineração | sorção | turfa | Contaminação

Resumo

A mineração pode modificar drasticamente o equilíbrio do ciclo geoquímico natural dos metais potencialmente tóxicos, acarretando na intensa contaminação por tais elementos. Diante disso, uma alternativa é o emprego dos chamados materiais reativos, que se destacam pela sua reconhecida capacidade de retenção de contaminantes metálicos. Eles podem ser empregados tanto na construção de barreiras selantes e de cobertura, como em melhoramentos de solos contaminados por resíduos de mineração. Nesta perspectiva, a caracterização e o estudo da capacidade de sorção de metais (chumbo - Pb, zinco - Zn e cádmio - Cd) por diferentes tipologias de materiais reativos (turfa, composto e biocarvão) já estão sendo realizados no Doutorado desenvolvido no Brasil, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). No entanto, uma vez que estes materiais já tenham retido os metais contaminantes, é fundamental conhecer seu potencial de remobilização e consequente influência na biota e na saúde humana. Esse tipo de informação é essencial no entendimento dos futuros impactos que esses elementos podem vir a causar ao meio ambiente e devem ser considerados antes mesmo que os materiais sejam aplicados em condições naturais. Nessa perspectiva, o Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (Portugal), sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Anselmo Ferreira da Silva, permitirá inicialmente a execução de ensaios visando determinar a capacidade de imobilização de arsênio (As) por estes materiais reativos, um elemento extremamente tóxico e que também deveria ser analisado por estar frequentemente associado aos resíduos de mineração, mas que não está em rotina no equipamento de absorção atômica que vem sendo utilizado no Brasil. Na sequência, está planejada a realização de estudos envolvendo, de fato, o futuro impacto dos meios reativos após sorção, associados à saúde humana e à biota (através de ensaios de bioacessibilidade e toxicidade, respectivamente, permitindo a avaliação do risco ecológico). Assim, complementa-se, em caráter multidisciplinar, as análises envolvendo desde a obtenção dos materiais construtivos até o contato final com a biota e o ambiente como um todo, após a imobilização dos metais contaminantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, JACQUELINE ZANIN; NAUERTH, ISABELA MONICI RAIMONDI; DA SILVA, EDUARDO FERREIRA; PEJON, OSNI JOSE; RODRIGUES, VALERIA GUIMARAES SILVESTRE. Competitive sorption and desorption of cadmium, lead, and zinc onto peat, compost, and biochar. Journal of Environmental Management, v. 344, p. 14-pg., . (17/16961-0, 19/00275-6)
LIMA, JACQUELINE ZANIN; DA SILVA, EDUARDO FERREIRA; PATINHA, CARLA; RODRIGUES, VALERIA GUIMARAES SILVESTRE. Sorption and post-sorption performances of Cd, Pb and Zn onto peat, compost and biochar. Journal of Environmental Management, v. 321, p. 17-pg., . (17/16961-0, 19/00275-6)
LIMA, JACQUELINE ZANIN; DA SILVA, EDUARDO FERREIRA; PATINHA, CARLA; DURAES, NUNO; VIEIRA, ENY MARIA; SILVESTRE RODRIGUES, VALERIA GUIMARAES. Sorption of arsenic by composts and biochars derived from the organic fraction of municipal solid wastes: Kinetic, isotherm and oral bioaccessibility study. Environmental Research, v. 204, n. A, . (17/16961-0, 19/00275-6)