Busca avançada
Ano de início
Entree

A pedra como monumento: A coleção de cantaria do Museu Paulista como topografia épica do passado colonial

Processo: 19/01651-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Paulo César Garcez Marins
Beneficiário:Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Instituição Sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cantaria   Cultura material
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cantaria | cultura material | Museu Paulista | Cultura Material

Resumo

Este projeto propõe a realização de uma pesquisa aprofundada sobre o acervo de peças de cantaria pertencentes ao Museu Paulista da USP. Composto de nove peças oriundas da Capital e do litoral, cujas datas vão do século XVI ao XVIII, constituiu um dos mais significativos conjuntos do tipo existentes em museus brasileiros. Tendo sido formada paulatinamente ao longo das três primeiras décadas de atividade do Museu, as peças do conjunto cumpriram um papel destacado na museografia formulada pelo historiador Affonso d'Escragnolle Taunay, que fez de algumas peças elementos chave para a construção de sua narrativa sobre a expansão geográfica, o povoamento do território colonial. Assim, a pesquisa aqui proposta visa investigar as circunstâncias pelas quais se processou a formação desse acervo, em uma perspectiva comparativa com conjuntos semelhantes existentes em outros museus e coleções brasileiras e portuguesas. Procura-se, assim, entender como Taunay pôde reafirmar a primazia paulista na formação territorial brasileira a partir da construção de um sentido épico para o conjunto do Museu, que passou a ser ligado a lugares e personagens ilustres do passado paulista. Para tanto, se prevê a investigação no acervo documental do Museu e de outras instituições ligadas à memória regional, como o IHGSP, IPHAN, Condephaat, além de buscas em acervos públicos e privados da capital e do litoral, como atas de câmaras municipais, jornais e revistas. Esta pesquisa visa também estudar a coleção visando a contribuir para seu tratamento curatorial, de modo a fornecer subsídios para uma nova expografia das peças voltada à futura reabertura do Museu ao público em 2022, incluindo mesmo a aquisição de novas peças para o acervo institucional, já mapeadas pelo candidato em pesquisas anteriores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO DE CARVALHO DIAS DE ANDRADE. Técnica, cultura e museu: o monjolo entre a arqueologia do café e a civilização caipira. História, v. 43, . (19/01651-1)