Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do padrão de metilação genômico em bovinos relacionado à resistência parasitária

Processo: 19/07545-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Ricardo Velludo Gomes de Soutello
Beneficiário:Ricardo Velludo Gomes de Soutello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ester Silveira Ramos ; Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues
Bolsa(s) vinculada(s):21/03457-8 - Investigação do padrão de metilação genômico em bovinos relacionado à resistência parasitária, BP.TT
19/24516-2 - Investigação do padrão de metilação genômico em bovinos relacionado à resistência parasitária, BP.TT
Assunto(s):Bovinocultura  Parasitologia veterinária  Carrapatos  Helminthes  Epigênese genética  Metilação de DNA 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angus | carrapato | epigenética | Helmintos | moscas-dos-chifres | Parasitologia Animal

Resumo

Os parasitos são um dos principais fatores que podem reduzir o desempenho produtivo e econômico na bovinocultura, e a forma mais utilizada para controla-los é o uso de produtos químicos. Porém, o uso indiscriminado dos antiparasitários pode levar a seleção de parasitos resistentes e consequentemente a ineficácia dessas drogas. Tendo em vista a importância do controle dos parasitos em bovinos, se faz necessário a busca por alternativas como o uso de animais resistentes aos mesmos e o estudo da diversidade genética do genoma do hospedeiro. Dessa forma, as pesquisas sobre mecanismos epigenéticos, como a metilação do DNA, podem ser utilizadas para a identificação e possível seleção de animais resistentes, não havendo ainda estudos nesta área que correlacionem padrões de metilação de DNA de bovinos e o parasitismo. O objetivo do presente trabalho é caracterizar um rebanho de 72 novilhas ½ Angus x ½ Nelore, identificando os animais resistentes e suscetíveis a endo e ectoparasitas, correlacionando o padrão de metilação do DNA desses animais e o grau de parasitismo. O grau de parasitismo individual dos animais (endo e ectoparasitas) foi avaliado a partir da contagem de ovos por grama de fezes, moscas-dos-chifres e carrapatos e os dados serão submetidos a ANOVA para posterior agrupamento pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. O padrão de metilação será analisado a partir do DNA extraído do sangue por meio do EasyPure Blood® Genomic DNA Kit (Transgen) e a análise de metilação realizada por meio do Imprint DNA MethylationQuantification kit (Sigma). Para as análises de metilação global serão utilizados valores de absorbância corrigidos individualmente para cada animal, que serão agrupados em resistentes, resilientes e suscetíveis. As médias das diferenças de metilação, serão submetidas a ANOVA pelo programa computacional SISVAR versão 5.4 , a análises com o teste de Tukey, a 95 % de confiabilidade e a partir das médias serão calculadas as distâncias genéticas para posterior associação dos indivíduos de cada grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES DE SOUTELLO, RICARDO VELLUDO; FONTANETTI RODRIGUES, MARIA GABRIELA; GONCALVES, JULIANA ALENCAR; SILVA BELLO, HORNBLENDA JOAQUINA; PAVAN, BRUNO ETTORE; RAMOS, ESTER SILVEIRA. Global genomic methylation related to the degree of parasitism in cattle. SCIENTIFIC REPORTS, v. 12, n. 1, p. 8-pg., . (19/07545-9)