Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações espectroscópicas da lactose oxidase e seus carbon dots conjugados

Processo: 19/07692-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 06 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 05 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Marystela Ferreira
Beneficiário:Marystela Ferreira
Pesquisador Anfitrião: Roger Leblanc
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Miami, Estados Unidos  
Assunto(s):Filmes ultrafinos   Materiais nanoestruturados   Espectroscopia   Filmes Langmuir-Blodgett
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espectroscopia | Filmes Langmuir | Filmes Langmuir Blodgett | fisico química de superfícies | Nanomateriais | filmes ultrafinos

Resumo

O projeto visa ao estudo da incorporação de lactose oxidase (LO) e Carbon dots modificados com Lactose oxidase (CDs-Lactose oxidase) utilizando as técnicas de Langmuir e LB (Langmuir-Blodgett) com a finalidade de estudar o comportamento fisíco-químico da proteína livre e modificada, ao final, a aplicação desse material no biossensoriamento optico-eletroquimico. A LO oxida a lactose em ácido lactobiônico, produzindo H2O2 que pode atuar como antimicrobiano e ativar o sistema lactoperoxidase (LPS), um sistema antimicrobiano presente no leite. As monocamadas de Langmuir serão caracterizadas por isotermas de pressão de superfície, potencial de superfície, PMIRRAS (Espectroscopia de Absorção de Reflectância por Infravermelho por Modulação por Polarização), Microscopia do ângulo de Brewster (BAM). Os filmes LB serão caracterizados por espectroscopia no ultravioleta e visível (UV-vis), fotoluminescência (PL), espectroscopia de dicroísmo circular, infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e os biossensores serão caracterizados por técnicas eletroquímicas. A caracterização morfológica será realizada por microscopia de força atômica (AFM). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MARYSTELA; SHARMA, SHIV K.; PAUDYAL, SURAJ; LEBLANC, ROGER M.. Interfacial behavior of Lactate Oxidase at Air-Subphase interface (vol 589, pg 173, 2021). Journal of Colloid and Interface Science, v. 598, p. 1-pg., . (19/07692-1)