Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva e hibridação de espécies de Physalis L.

Processo: 19/15378-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:André Ricardo Zeist
Beneficiário:André Dutra Silva Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético   Cruzamentos genéticos   Hibridação vegetal   Physalis   Sementes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cruzamentos | Melhoramento genético | pequenos-frutos | Physalis L | propriedades nutracêuticas | Recursos genéticos e melhoramento

Resumo

A fisális é uma importante frutífera, que apesar de ocupar posição de destaque em outros países, no Brasil ainda é consumida como exótica. Seu melhoramento genético avançou pouco ao longo do tempo, levando a um cultivo da fruta basedo na espécie de maior consumo local e fazendo com que plantas com um mesmo requerimento edafoclimático sejam cultivadas em regiões distintas. Desse modo, impedindo também que as vantagens agronômicas bem como benefícios nutricionais diversificados das espécies do gênero possam ser exploradas de forma eficiente. Diante do exposto a presente proposta objetiva estudar a possibilidade de realização de cruzamentos interespecíficos, visando a geração de híbridos de fisális que possam apresentar características de interesse econômico e/ou nutricional e conhecer aspectos da biologia reprodutiva de espécies do gênero, necessárias à realização desses cruzamentos. O trabalho será realizado na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) entre agosto de 2019 e julho de 2020 e terá início com o plantio de sementes de oito espécies de fisális (P. peruviana, P. ixocarpa, P. angulata, P. minima, P. pubescens, P. pruinosa, P. alkekengi e P. daturaefolia) que posteriormente serão transplantadas em vasos e mantidas em casa de vegetação. Ao iniciarem o florescimento as plantas terão a viabilidade polínica avaliada e também será determinado o momento em que o estigma encontra-se receptivo. De conhecimento dessas características fundamentais para realização de cruzamentos proceder-se-á então as hibridações, realizando polinização controlada entre todas as espécies em estudo, além da autofecundação. Os cruzamentos serão realizados de forma tal que todas as espécies sejam doadoras e também receptoras de pólen. Serão avaliados a porcentagem de pegamento e abortamento dos cruzamentos realizados. Dos frutos desenvolvidos a partir desses cruzamentos será contabilizado o número médio de sementes, juntamente com a viabilidade das mesmas. Espera-se com este trabalho conhecer melhor a biologia reprodutiva de espécies de fisális, além de obtenção de sementes resultantes do cruzamento entre as espécies, para que futuramente esses materiais possam ser avaliados e selecionados a campo, dando início a um programa de melhoramento de fisális brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNIOR, ANDRE DUTRA SILVA; ZEIST, ANDRE RICARDO; DA SILVA, DANIEL FERNANDES; DE SOUZA LEAL, MURILO HENRIQUE; OLIVEIRA, GUILHERME JOSE ALMEIDA; DE OLIVEIRA, JOANA NASCIMENTO MERCES; YOUSSEF, KHAMIS; DA ROCHA TOROCO, BRUNO. Reproductive biology and hybridization of Physalis L. species. Rev. bras. Bot., v. N/A, p. 9-pg., . (19/15378-5)