Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação antropométrica, radiográfica e ultrassonográfica do estado nutricional de cães

Processo: 20/02133-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luciana Del Rio Pinoti
Beneficiário:Ricardo de Souza Buzo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Bem-estar do animal   Hospitais veterinários   Estado nutricional   Cães   Escore de condição corporal (ECC)   Diagnóstico por imagem   Radiografia   Ultrassonografia   Antropometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adipômetro | canina | diagnóstico por imagem | Ecc | Diagnóstico por Imagem

Resumo

A avaliação do estado nutricional dos cães é, atualmente, decisiva para um bom tratamento do animal e para prevenção de possíveis afecções. A obesidade é um dos estados nutricionais mais preocupantes para um veterinário devido às suas amplas consequências na fisiologia do organismo do animal. Para diagnóstico desse e de outros problemas no estado nutricional, utiliza-se frequentemente o escore de condição corporal (ECC). Esse método é visual, sendo muito subjetivo e variando de acordo com o profissional. Também existem outros métodos, porém de realização mais complexa ao mesmo tempo em que apresentam erros. Devido a isso, o presente estudo busca soluções para realizar tal diagnóstico por meio de métodos mais objetivos, visando reduzir os erros, facilitar o trabalho do profissional e contribuir no acerto terapêutico. Para isso serão utilizadas medidas mensuradas nos exames imagiológicos e antropométricos em cães atendidos no Hospital Veterinário "Luiz Quintiliano de Oliveira" da UNESP - Araçatuba. Estas serão analisadas estatisticamente, objetivando encontrar um novo diagnóstico para o estado nutricional canino. Com isso, busca-se auxiliar os médicos veterinários em sua rotina clínica, visando melhorar tal diagnóstico e promover melhorias de vida e bem-estar aos cães.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO DE SOUZA BUZO; JARDEL FELIPE TREMEA; GUILHERME ANDRAUS BISPO; BRUNA SILVA OLIVEIRA; JAQUELINE BIZI; WAGNER LUIS FERREIRA; LUCIANA DEL RIO PINOTI. Radiografia, ultrassonografia e antropometria como métodos de avaliação nutricional de cães. Ciênc. anim. bras., v. 24, . (20/02133-1)