Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores clínicos que predizem alterações ultrassonográficas no tendão de Aquiles em bailarinos profissionais: uma análise não-linear

Processo: 20/03544-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2020
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Viadanna Serrão
Beneficiário:Fábio Viadanna Serrão
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Guilherme Silva Nunes ; Ricardo Augusto Souza Fernandes
Assunto(s):Reabilitação  Dançarinos  Tendinite  Tendões  Tendão de Aquiles 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dançarinos | fisioterapia | Reabilitação | Tendão | Fisioterapia Esportiva

Resumo

A tendinopatia de Aquiles caracteriza-se por dor persistente no tendão e perda de função, relacionada a carga mecânica. No ballet clássico, a incidência de TA é de 19% dentre todas as lesões. Nessa patologia, alterações morfológicas (áreas hipoecóicas e espessamento do tendão) são observadas pela ultrassonografia. Entretanto, essas alterações também podem estar presentes em indivíduos assintomáticos, tornando-os mais susceptíveis ao desenvolvimento de sintomas. A interação de fatores tais como a pronação subtalar excessiva, limitação da amplitude de dorsiflexão do tornozelo, além de déficits de força e resistência muscular do membro inferior podem produzir cargas excessivas no tendão de Aquiles e, assim, ocasionarem as alterações morfológicas anteriormente citadas. Não é de nosso conhecimento a existência de estudos que tenham verificado a associação entre medidas clínicas e as alterações ultrassonográficas, no tendão de Aquiles de bailarinos profissionais. Os objetivos do estudo são verificar, por meio de uma análise não linear, quais desses fatores estão associados com a presença de áreas hipoecóicas e com a espessura do tendão de Aquiles de bailarinos profissionais, bem como verificar como eles se interagem para predizer essas alterações morfológicas. Será um estudo transversal. Participarão do estudo bailarinos profissionais sadios, de 18 a 40 anos, ambos os sexos. Todos os participantes serão submetidos a: 1- avaliação morfológica do tendão de Aquiles; 2- avaliação do alinhamento da articulação subtalar; 3- avaliação da amplitude de dorsiflexão do tornozelo; 4- avaliação do torque isométrico máximo do quadril, joelho e tornozelo; e 5- avaliação da endurance dos músculos flexores plantares do tornozelo. A associação entre as variáveis clínicas e ultrassonográficas será analisada por meio da árvore de classificação e regressão (Classification and Regression Trees - CART). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUTO, LARISSA RODRIGUES; BORGES, MALU SIQUEIRA; MARCOLINO, ALEXANDRE MARCIO; SERRAO, FABIO VIADANNA; CARREIRA MOREIRA PADOVEZ, ROBERTA DE FATIMA. Effectiveness of adjunctive treatment combined with exercise therapy for patellofemoral pain: a protocol for a systematic review with network meta-analysis of randomised controlled trials. BMJ OPEN, v. 12, n. 5, p. 6-pg., . (20/03544-5)
PISANI, GIULIA KEPPE; CARVALHO, CRISTIANO; SERRA, PAULA REGINA MENDES DA SILVA; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA; SERRA, FABIO VIADANNA. Interventions used by Brazilian physiotherapists in the rehabilitation of patellofemoral pain: A web-based survey. MUSCULOSKELETAL SCIENCE AND PRACTICE, v. 59, p. 6-pg., . (20/03544-5)
SIQUEIRA, M. S.; SOUTO, L. R.; MARTINEZ, A. F.; SERRAO, F. V.; DE NORONHA, M.. Muscle activation, strength, and volume in people with patellofemoral osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. OSTEOARTHRITIS AND CARTILAGE, v. 30, n. 6, p. 10-pg., . (20/03544-5)