Busca avançada
Ano de início
Entree

INDEXAR: INDividualização da EXperiência de uso em ferramentas de apoio à Aprendizagem Remota

Processo: 20/05191-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Tayana Uchôa Conte
Beneficiário:Tayana Uchôa Conte
Instituição Sede: Instituto de Computação. Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ministério da Educação (Brasil). Manaus , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alberto Nogueira de Castro Junior ; Bruno Freitas Gadelha ; David Francis Redmiles ; Igor Fabio Steinmacher ; Igor Scaliante Wiese ; Luciana Aparecida Martinez Zaina ; Sean Wolfgand Matsui Siqueira ; Thais Helena Chaves de Castro
Assunto(s):Engenharia de software  Educação a distância  Ensino remoto  Tecnologia educacional  Experiência do usuário  Usabilidade  Estudos experimentais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Remoto | estudos experimentais | Usabilidade | User experience (UX) | IHC / Engenharia de Software

Resumo

Recentemente, por ocasião da pandemia de coronavírus Sars-Cov-2, o mundo testemunhou a paralisação do ensino presencial. Com isso, devido ao período necessário de isolamento social para contenção da pandemia, alunos das mais variadas séries, seus professores e até mesmo seus pais tiveram que aderir às ferramentas de aprendizagem remota. Nesse contexto, um desafio para o projeto de ferramentas de aprendizagem remota é a necessidade de engajar uma grande diversidade de atores, incluindo alunos que tenham alguma deficiência física ou cognitiva, ou alunos muito novos, uma vez que o direito à educação é universal. Métodos e técnicas de User eXperience (UX) podem ser utilizadas para a elaboração e aprimoramento de diretrizes de projeto para fornecer um modelo individualizado para os alunos, fomentando a equidade na interação com os recursos disponíveis nas plataformas remotas. Assim, no presente projeto, o objetivo é desenvolver e evoluir tecnologias de UX para promover a individualização da interação no uso de ferramentas de aprendizagem remota. Para tanto, o projeto conta com duas etapas: (i) definição de tecnologias e (ii) evolução baseada em resultados experimentais. Na primeira, serão executados uma revisão sistemática da literatura e estudos exploratórios visando identificar um conjunto de fatores fundamentais para que as ferramentas de apoio à aprendizagem forneçam uma boa experiência de uso. Objetiva-se desenvolver tecnologias de UX que promovam tais fatores nessas ferramentas de aprendizagem remota. Na segunda etapa, o foco é em estudos experimentais para avaliar e melhorar as tecnologias propostas. Os resultados esperados são a evolução e a transferência de forma segura dessas tecnologias, assim como a identificação de evidências empíricas sobre o uso das tecnologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (16)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUBARA, PATRICIA G. F.; STEINMACHER, IGOR; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; IEEE COMPUTER SOCIETY. The best defense is a good defense: adapting negotiation methods for tackling pressure over software project estimates. 2022 ACM/IEEE 44TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING: NEW IDEAS AND EMERGING RESULTS (ICSE-NIER 2022), v. N/A, p. 5-pg., . (20/05191-2)
PAIVA, LAISA; BARBOSA, MOISES; OLIVEIRA, SOLANO; BARBOSA, MAX; KLISMAN, VICTOR; DUARTE, JOSE CARLOS; GOMES, GENILDO; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; CUKUROVA, M; et al. To the Next Level! an Exploratory Study on the Influence of User Experience on the Acceptance of a Gamified Learning Platform. CSEDU: PROCEEDINGS OF THE 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION - VOL 1, v. N/A, p. 8-pg., . (20/05191-2)
AGUIAR, BRENDA; ALVES, FRANCIANE; GUSTAVO, PAULO; MONTEIRO, VINICIUS; ALMEIDA, ELIZAMARA; MARQUES, LEONARDO; DUARTE, JOSE CARLOS; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; CUKUROVA, M; et al. Investigating Remote Teaching: How Google Meet and Zoom Affect Teachers and Students' Experience. CSEDU: PROCEEDINGS OF THE 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION - VOL 1, v. N/A, p. 8-pg., . (20/05191-2)
FERNANDES MATSUBARA, PATRICIA GOMES; GADELHA, BRUNO FREITAS; STEINMACHER, IGOR; CONTE, TAYANA UCHOA. EXTAMT: A systematic map to navigate the wide seas of factors affecting expert judgment software estimate. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 185, . (20/05191-2)
MARQUES, LEONARDO; MATSUBARA, PATRICIA GOMES; NAKAMURA, WALTER TAKASHI; FERREIRA, BRUNA MORAES; WIESE, IGOR SCALIANTE; GADELHA, BRUNO FREITAS; ZAINA, LUCIANA MARTINEZ; REDMILES, DAVID; CONTE, TAYANA UCHOA. Understanding UX Better: A New Technique to Go beyond Emotion Assessment. SENSORS, v. 21, n. 21, . (20/05191-2)
MATSUBARA, PATRICIA G. F.; STEINMACHER, IGOR; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA. Much more than a prediction: Expert-based software effort estimation as a behavioral act. EMPIRICAL SOFTWARE ENGINEERING, v. 28, n. 4, p. 48-pg., . (20/05191-2)
RODRIGUES, MYRIAN; NERY, BARBARA; CASTRO, MIGUEL; KLISMAN, VICTOR; DUARTE, JOSE CARLOS; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; CUKUROVA, M; RUMMEL, N; GILLET, D; et al. Let's Play! or Don't? The Impact of UX and Usability on the Adoption of a Game-based Student Response System. CSEDU: PROCEEDINGS OF THE 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION - VOL 1, v. N/A, p. 8-pg., . (20/05191-2)
DE MACEDO, GRETCHEN TONES; VIANA, LUCAS; GADELHA, BRUNO; FILIPE, J; SMIALEK, M; BRODSKY, A; HAMMOUDI, S. Towards Meaning in User Interface Prototypes. ICEIS: PROCEEDINGS OF THE 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENTERPRISE INFORMATION SYSTEMS - VOL 2, v. N/A, p. 12-pg., . (20/05191-2)
CAVALCANTE, SERGIO; STEINMACHER, IGOR; GADELHA, BRUNO; NAKAMURA, WALTER T.; OLIVEIRA, EDSON; CONTE, TAYANA; ACM. Joy to the Work: How Does Software Team Formation Strategy Influence Job Satisfaction?. PROCEEDINGS OF THE 21TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE QUALITY, SBOS 2022, v. N/A, p. 10-pg., . (20/05191-2)
RAMOS, ILMARA; RAMOS, DAVID; GADELHA, BRUNO; DE OLIVEIRA, ELAINE HARADA TEIXEIRA. An Approach to Group Formation in Collaborative Learning Using Learning Paths in Learning Management Systems. IEEE TRANSACTIONS ON LEARNING TECHNOLOGIES, v. 14, n. 5, p. 555-567, . (20/05191-2)
BORGES, OLIMAR; LIMA, MARCIA; COUTO, JULIA; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; PRIKLADNICKI, RAFAEL; ROCHA, A; BORDEL, B; PENALVO, FG; GONCALVES, R. ML@SE: What do we know about how Machine Learning impact Software Engineering practice?. 2022 17TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI), v. N/A, p. 6-pg., . (20/05191-2)
NATACSHA, RAPOSO; ALBERTO, CASTRO; THAIS, CASTRO; DAVID, LIMA; ACM. Enhancing interaction of people with quadriplegia. PROCEEDINGS OF THE 15TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PERVASIVE TECHNOLOGIES RELATED TO ASSISTIVE ENVIRONMENTS, PETRA 2022, v. N/A, p. 7-pg., . (20/05191-2)
NAKAMURA, WALTER T.; MARQUES, LEONARDO C.; REDMILES, DAVID; DE OLIVEIRA, ELAINE H. T.; CONTE, TAYANA. Investigating the Influence of Different Factors on the UX Evaluation of a Mobile Application. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION, v. N/A, p. 21-pg., . (20/05191-2)
NAKAMURA, WALTER T.; DE OLIVEIRA, EDSON CESAR; DE OLIVEIRA, ELAINE H. T.; REDMILES, DAVID; CONTE, TAYANA. What factors affect the UX in mobile apps? A systematic mapping study on the analysis of app store reviews. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 193, p. 28-pg., . (20/05191-2)
AZEVEDO, ROMUALDO; MACEDO, GRETCHEN; GOMES, GENILDO; CUNHA, ATACILIO; CARVALHO, JOETHE; LOPES, FABIAN; CONTE, TAYANA; CASTRO, ALBERTO; GADELHA, BRUNO; CUKUROVA, M; et al. Analysing Usability and UX in Peer Review Tools. CSEDU: PROCEEDINGS OF THE 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION - VOL 1, v. N/A, p. 11-pg., . (20/05191-2)
MATSUBARA, PATRICIA G. F.; STEINMACHER, IGOR; GADELHA, BRUNO; CONTE, TAYANA; IEEE. Moving on from the software engineers' gambit: an approach to support the defense of software effort estimates. 2023 IEEE/ACM 45TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING, ICSE, v. N/A, p. 13-pg., . (20/05191-2)