Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação do receptor mTOR por rapamicina em camundongos de senescência acelerada: o papel da autofagia no processo de envelhecimento

Processo: 20/05439-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Joilson de Oliveira Martins
Beneficiário:Luiz Adriano Damasceno de Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/05928-0 - Regulação do receptor mTOR por rapamicina em camundongos de senescência acelerada: o papel da autofagia no processo de envelhecimento, BE.EP.DR
Assunto(s):Sirolimo   Serina-treonina quinases TOR   Autofagia   Envelhecimento   Glucose   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autofagia | Envelhecimento | mtor | rapamicina | Senescência | Farmacologia

Resumo

O envelhecimento é um processo natural e multifatorial caracterizado pela perda gradual da integridade fisiológica. Nesse contexto, a autofagia, um processo de degradação de conteúdo intracelular, regulado naturalmente pelo receptor sensor de nutrientes mammalian target of rapamycin (mTOR) ou quimicamente pelo fármaco rapamicina (RAPA), possui uma relação direta com a homeostasia celular e manutenção do fenótipo senescente. A senescência é um estado celular que contribui para o processo de envelhecimento, alterando metabolismo e funções da célula, causando danos locais e sistêmico ao longo do tempo, tanto a nível de tecidos e órgãos, quanto a nível de sistema imune e endócrino. Esse projeto busca investigar e identificar quais alterações no metabolismo da glicose são causadas pela autofagia estimulada por RAPA, e como isso impacta na expressão do fenótipo senescente em células do sistema imune e de tecidos e órgãos de atividade metabólica elevada, de camundongos Senescence-Accelerated Mouse Prone 8 (SAM-P8) e Senescence-Accelerated-Resistant 1 Mouse (SAM-R1). Para tal, serão avaliados: I) mecanismo moleculares e celulares associados a senescência, como: alterações no perfil metabólico do sangue por fotometria, marcadores genéticos por qPCR, perfil de citocinas por ELISA, presença de apoptose por histologia, em amostras do músculo, pâncreas, baço e fígado, e alterações na população de linfócitos do sangue e baço por citometria de fluxo; II) a relação entre a modulação da autofagia e o fenótipo senescência, através da avaliação da via de sinalização de proteínas envolvidas na ativação da autofagia por western blot; III) alterações na sensibilidade e metabolismo da glicose, como: alterações na metabolização da glicose in vivo por teste de tolerância à insulina (ITT) e à glicose (GTT), e in vitro por metabolômica, capacidade respiratória por seahorse, número de mitocôndrias por qPCR, potencial de membrana por microscopia confocal, e produção de ROS por citometria de fluxo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, RAFAEL DOS SANTOS; QUEIROZ, LUIZ ADRIANO DAMASCENO; ASSIS, JOSIANE BETIM DE; PANTOJA, KAMILLA COSTA; BUSTIA, SOFIA XAVIER; DE SOUSA, EMANUELLA SARMENTO ALHO; RODRIGUES, STEPHEN FERNANDES; AKAMINE, ELIANA HIROMI; SA-NUNES, ANDERSON; MARTINS, JOILSON O.. Effects of low-dose rapamycin on lymphoid organs of mice prone and resistant to accelerated senescence. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 15, p. 14-pg., . (20/03175-0, 22/02742-3, 22/00482-4, 21/00310-6, 20/05439-4, 20/07212-7)