Busca avançada
Ano de início
Entree

Áreas de ocorrência por COVID-19 e a morbidade por tuberculose em município polo tecnológico do interior de São Paulo

Processo: 20/07060-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Mellina Yamamura Calori
Beneficiário:Vinicius Paglione Carasek
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento em saúde   Pandemias   Infecções por Coronavirus   SARS-CoV-2   COVID-19   Tuberculose   Incidência   Aglomerados espaciais   Georreferenciamento   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Disease Related To Vulnerabilities | Epidemiology | Geographic Tools In Epidemiology | Risk Areas | Transmission Covid-19 | Transmission Tuberculosis | Tuberculosis | Doenças transmissíveis, epidemiologia, georreferenciamento, áreas de risco

Resumo

A COVID-19 trouxe consigo grandes mudanças na sociedade, se tornando uma emergência de saúde pública mundial. Em poucos meses a pandemia atingiu dimensões até então não vistas no mundo contemporâneo, acarretando grandes desafios as autoridades em saúde. Dentre eles, está a associação da COVID-19 a outras doenças, intensificando as problemáticas pré-existentes como no caso da Tuberculose. Os estudos que visam compreender as áreas de vulnerabilidade destas doenças possuem grande importância, podendo auxiliar no planejamento das ações em saúde. Objetivo: Identificar a existência de aglomerados espaciais da COVID-19 e verificar se eles seguem o mesmo padrão de distribuição dos aglomerados espaciais de casos de tuberculose em município tecnológico do interior do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, ecológico em que será considerando os 289 setores censitários urbanos de São Carlos. A população será composta por todos os casos de COVID-19 registrados no período de janeiro de 2019 até a data oficial da coleta de dados e casos de Tuberculose registrados de janeiro de 2019 até a data oficial da coleta de dados. Será realizada uma análise descritiva, taxa de incidência de cada doença e o georreferenciamento dos casos, posteriormente será aplicada a estatística de varredura para a identificação dos aglomerados estatisticamente significantes com p maior que 0,05. Serão construídos mapas coropléticos para figuração dos resultados. A pesquisa será submetida para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEIBILENE PERLATO MELO DA SILVA; ANELISA SOARES DE ALMEIDA; MATHEUS GABRIEL DE MELO SÉRGIO; THAMIRES CARRARO GATTO; VINÍCIUS PAGLIONE CARASEK; MELLINA YAMAMURA. Tuberculose droga-resistente e COVID-19: revisão de escopo de uma nova ameaça à resistência microbiana a medicamentos. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, . (20/07060-2)