Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de subprodutos da desinfecção a partir da cloração e cloraminação da matéria orgânica algal

Processo: 20/12202-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Daniel
Beneficiário:Luan de Souza Leite
Supervisor: Tom Bond
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Surrey, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:19/05759-1 - Estudo da remoção da Matéria Orgânica Algal (MOA) por coagulação-floculação e emprego de pré-tratamentos, BP.DR
Assunto(s):Sistemas de abastecimento de água   Cloraminas   Cloro   Microalgas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:chloramine | chlorine | Disinfection by-products | Tratamento de água de abastecimento

Resumo

As células de microalgas e a matéria orgânica algal (MOA) são fontes naturais de altas concentrações de carbono orgânico dissolvido (COD) e nitrogênio. Esta composição mostra o potencial para formar subprodutos de desinfecção (SPDs) após o processo de desinfecção, o que representa um risco para a saúde dos consumidores de água. Apesar da importância do tema, poucos estudos têm focado na formação do SPDs a partir de MOA na literatura científica. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o potencial de MOA como precursor de trihalometanos regulados (THMs), nove haloacetamidas (HAcAms), cinco haloacetonitrilas (HANs) e ácidos haloacéticos (HAAs) mediante cloração e cloraminação. A influência dos principais parâmetros da água potável na geração dos SPDs alvo será investigada, incluindo pH (7 e 8), tempo de contato (4 e 24 h), concentração de brometo (0 e 100 µg*L-1) e ácido húmico (0 e 1 mg*L-1). Espera-se que os resultados possam fornecer um suporte valioso, para o estabelecimento de diretrizes práticas, para a aplicação de cloro e cloramina em água contendo MOA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, LUAN DE SOUZA; DOS SANTOS, DANILO VITORINO; PASCHOALATO, CRISTINA FILOMENA PEREIRA ROSA; BOND, TOM; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Disinfection By-Products Formation from Chlor(am)ination of Algal Organic Matter of Chlorella sorokiniana. TOXICS, v. 11, n. 8, p. 13-pg., . (20/12202-0, 19/05759-1)