Busca avançada
Ano de início
Entree

Expandindo os regimes de operação de íons aprisionados em tecnologias quânticas

Processo: 21/14135-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Fernando Luis Semião da Silva
Beneficiário:Fernando Luis Semião da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Frederico Borges de Brito
Assunto(s):Tecnologia quântica  Informação quântica  Íons aprisionados  Óptica quântica  Sistemas quânticos abertos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Informação Quântica | Íons aprisionados | Óptica Quântica | sistemas quânticos abertos | tecnologias quânticas | Tecnologias Quânticas

Resumo

Íons aprisionados manipulados por campos de radiação eletromagnética constituem uma das mais desenvolvidas tecnologias quânticas da atualidade. Os cenários vão de experimentos "de bancada" até mesmo a integração em chip com perspectiva de uso em sistemas portáteis. No âmbito das tecnologias quânticas, a operação desses sistemas tem se dado no chamado regime de bandas laterais resolvidas. Este regime permite o acesso a dinâmicas efetivas que têm sido exploradas nas mais diferentes aplicações. Contudo, para que o sistema opere nesse regime, alguns pré-requisitos são necessários, incluindo o uso de campos externos fracos em comparação com a energia do movimento vibracional. Atualmente, porém, certos sistemas de íons aprisionados para integração de qubits materiais e fótons propagantes fazem uso de campos intensos em comparação com a frequência da armadilha. Sua descrição, portanto, não pode se dar no âmbito das bandas laterais resolvidas. Além disso, a obtenção do regime de bandas laterais resolvidas exige um sistema óptico de grande estabilidade o que torna o experimento caro. Tendo esses fatores em mente, este projeto é dedicado a modelagem e proposição de aplicações com íons aprisionados fora do regime de bandas laterais resolvidas. A metodologia consiste do uso de transformações unitárias que evidenciem outros regimes de ressonância e que expandam o que conhecemos atualmente, ou seja, o regime de bandas laterais resolvidas. Aplicações no âmbito da transdução íon-fóton e a investigação de transferências energéticas entre íons, campos e seu ambiente ilustrarão a física desses novos regimes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TASSIS, T.; SEMIAO, F. L.. Trapped ions beyond carrier and sideband interactions. PHYSICAL REVIEW A, v. 107, n. 4, p. 9-pg., . (21/14135-1)