Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do creep feeding na adaptação aos desafios da fase de creche

Processo: 22/05304-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Cesar Augusto Pospissil Garbossa
Beneficiário:Fernanda Mariane dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Suinocultura   Nutrição animal   Poder familiar   Desmame   Análise de desempenho   Suínos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmame | leitão | maternidade | Nutrição | suíno | Suinocultura

Resumo

A suinocultura moderna é resultado de anos de melhoramento genético, em que a alta taxa de desmamados-porca-ano tem sido um índice muito visado a fim de atingir melhores índices de produtividade do plantel. Para garantir essa produtividade os produtores têm buscado por genéticas com maior prolificidade e que permitam bom desempenho lactacional. Entretanto, a transferência precoce para a creche gera uma série de problemas de saúde para os leitões, sobretudo em questões nutricionais, o que acarreta uma série de perdas produtivas e zootécnicas, gerando uma menor rentabilidade para a granja. O desmame é um dos períodos mais críticos da vida dos leitões, estando associado a uma série de fatores estressantes e altas taxas de mortalidade. Assim, os suinocultores buscam cada vez mais por estratégias que minimizem o estresse ao desmame, como o creep feeding. O presente estudo visa avaliar os efeitos do manejo de creep feeding sobre os desafios associados com a transferência à fase de creche, a partir da análise de desempenho comparativa entre animais que buscaram se alimentar com o creep feeding, em relação aos indivíduos que não ingeriram. Ainda, objetiva-se realizar a análise econômica da aplicação da dieta. A análise de animais positivos ou não para ingestão de creep será realizada por meio de swab retal, após adição do marcador óxido férrico à dieta. O desempenho produtivo será avaliado por meio de pesagens individuais dos leitões, e a viabilidade econômica através da análise do retorno ao investimento (ROI), considerando o ganho líquido em razão do valor investido. As análises estatísticas serão realizadas utilizando o software SAS versão 9.4 (SAS / STAT, SAS Institute Inc., Cary, NC). Todos os dados serão testados para normalidade com o teste de Shapiro-Wilk. As variáveis que não seguiram uma distribuição normal serão transformadas através do procedimento RANK do SAS (SAS Inst. Inc., Cary, NC). A instrução PROC RANK com a opção NORMAL será usada para produzir uma variável transformada normalizada. O efeito do tratamento será analisado pela ANOVA utilizando o procedimento MIXED do SAS (SAS Inst. Inc., Cary, NC). Todos os dados serão descritos como LSMEANS e o maior erro padrão (EPM) de cada variável será apresentado. As análises serão consideradas significativas quando Pd0,05 e tendência para valores de P entre 0,05 e 0,10. As médias serão comparadas pelo teste de t.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA MARIANE DOS SANTOS; GUILHERME C. GOTTSCHALL; LAYA K.S. ALVES; CESAR AUGUSTO P. GARBOSSA. Relationship between creep feeding intake and piglet’s performance in the nursery phase. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 95, . (20/11016-9, 21/08217-5, 22/05304-7)