Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhorando a manobrabilidade de robôs macios aquáticos bioinspirados por meio de mecanismos multi-estáveis

Processo: 22/07119-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Maira Martins da Silva
Beneficiário:Maira Martins da Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Impressão tridimensional  Sistemas de controle  Controle preditivo  Simulação numérica  Robôs 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compósitos de macro-fibra piezelétricas | estruturas multi-estáveis | Manufatura Aditiva | modelo de controle preditivo | robôs macios | Sistemas de Controle

Resumo

Há uma demanda cada vez maior por inspeções submarinas para avaliar riscos ambientais e eventos extremos. Durante essas inspeções, os dispositivos podem adquirir dados que podem enriquecer essas análises. Robôs subaquáticos podem realizar essa tarefa e para isso eles precisam apresentar manobrabilidade e eficiência energética. Locomoção em ambientes complexos e não-estruturados são grandes motivadores do desenvolvimento da robótica macia. Neste contexto, o presente projeto apresenta uma sistema robótico macio, aquático e bioinspirado capaz de mimetizar movimentos ondulatórios e oscilatórios. Recentemente, a proponente por este projeto construiu uma estrutura feita em fibra de carbono e atuada por pares de Compósitos de Macro-Fibra Piezelétricas capaz de realizar tais movimentos. No entanto, devido à sua construção, a manobrabilidade desta estrutura é limitada. Uma estratégia promissora para a melhoria da habilidade de realizar manobras desse sistema é o uso de mecanismos multi-estáveis. Esses mecanismos, que podem ser fabricados por impressão 3D, podem ser responsáveis por controlar a direção em que a propulsão agirá. Ao atrelar-se as condições de estabilidade estrutural com as direções estratégicas de propulsão, tais robôs podem executar manobras a um baixo custo energético e a um baixo acréscimo de massa. Através de simulações numéricas e validações experimentais, um sistema robótico composto por mecanismos multi-estáveis e estruturas acionadas por MFC será projetado e construído. Para esse sistema, uma estratégia baseada em Modelo de Controle Preditivo será projetada e implementada. O objetivo do movimento será o alcance de um alvo a ser identificado por visão computacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SESTITO, GUILHERME SERPA; ALVAREZ-BRICENO, RICARDO; RIBATSKI, GHERHARDT; DA SILVA, MAIRA MARTINS; RODRIGUES DE OLIVEIRA, LEOPOLDO PISANELLI. Vibration-based multiphase-flow pattern classification via machine learning techniques. FLOW MEASUREMENT AND INSTRUMENTATION, v. 89, p. 12-pg., . (22/07119-2, 10/02198-4)
BARBOSA, ARTHUR SILVA; DA SILVA, MAIRA MARTINS. Macro Fiber Composite-Actuated Soft Robotic Fish: A Gray Box Model-Predictive Motion Planning Strategy Under Limited Actuation. SOFT ROBOTICS, v. N/A, p. 11-pg., . (22/07119-2, 18/15894-0)