Busca avançada
Ano de início
Entree

Policiamento fronteiriço nas docas: caracterizando os programas cotidianos da segurança nos grandes portos brasileiros

Processo: 22/10622-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 08 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 24 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Gabriel Antonio Cabeça Patriarca
Supervisor: Adam Crawford
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of York, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/02709-3 - Redes contra o crime: os mecanismos de formação, estabilidade ou mudança das redes de segurança portuária, BP.DR
Assunto(s):Segurança portuária   Portos   Portos marítimos   Polícia   Crime organizado   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Policiamento | Portos | segurança | Estudos sobre policiamento e segurança

Resumo

Menções aos portos brasileiros tornaram-se comuns na cobertura jornalística e na produção acadêmica sobre o crime organizado, embora permaneçam praticamente inexplorados pelos cientistas sociais. A complexa tarefa da segurança portuária, particularmente, destaca vários tópicos das novas perspectivas teóricas nos estudos sobre o policiamento, em que as agendas de pesquisa veem a necessidade de tratar premissas arraigadas como questões abertas. Mesmo nesses locais fronteiriços, onde a segurança costuma ser pensada como uma responsabilidade estatal, uma pluralidade de atores e programas se articulam cada vez mais na rotina cotidiana. Este projeto dá continuidade a uma pesquisa precursora sobre a segurança dos grandes portos brasileiros. A fim de ampliar e aprofundar o mapeamento das redes entre os atores envolvidos na segurança dos portos de Santos e Paranaguá, que é o foco da pesquisa principal apoiada pela FAPESP, este projeto específico para a BEPE pretende analisar a fundo os programas criados e exercidos no cotidiano da segurança desses locais fronteiriços. O objetivo é explorar as características desses programas cotidianos. Quem são os atores envolvidos na direção e na provisão dos programas cotidianos da segurança portuária? Como esses programas são realizados pelo uso de certas tecnologias e medidas? Quais as mentalidades ou as lógicas subjacentes? Para explorar estas questões, a pesquisa se baseará em entrevistas, observações, notícias jornalísticas e documentos judiciais, que serão sistematizados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIEL PATRIARCA. Policiamento plural: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 16, n. 3, . (22/10622-8, 21/02709-3)