Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e avaliação de compósito cimentício autossensível (CCA) baseado no efeito piezoresistivo, produzido com resíduo de lonas de freios de veículos pesados, concomitantemente com fibras e nanotubos de carbono

Processo: 23/05479-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Luísa Andréia Gachet
Beneficiário:Luísa Andréia Gachet
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Pedro Serna ; Rosa Cristina Cecche Lintz
Assunto(s):Materiais  Fibra de carbono  Nanotubos de carbono  Freios  Veículos  Grafite  Condutividade elétrica  Propriedades mecânicas  Cimento (construção civil) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compósito cimentício autossensível | fibras de carbono | Monitoramento Estrutural | nanotubos de carbono | Piezoresistividade | resíduo de lona de freio | Materiais

Resumo

Os Compósitos Cimentícios Autossensíveis (CCA's) buscam promover o monitoramento das estruturas sem que haja necessidade de instalação de sensores. Muitos destes CCA's são baseados no feito piezoresistivo, os quais necessitam que materiais eletricamente condutores sejam empregados na sua produção. Ocorre que, estes materiais em muitos casos comprometem as propriedades mecânicas do material, ou possuem alto custo. Neste sentido, este projeto pretende desenvolver um compósito cimentício autossensível mediante incorporação de grafite, de resíduo de lona de freio, fibra de carbono e nanotubo de carbono, de caráter original, bem como analisar suas propriedades físico-mecânicas e seu efeito piezoresistivo. Pretende-se caracterizar e analisar os materiais constituintes e o compósito cimentício autossensível, nos estados fresco e endurecido. Bem como analisar a condutividade elétrica e a autossensibilidade dos diferentes traços, para obtenção do teor ideal para melhor resposta piezoresistiva do CCA e das propriedades mecânicas. O uso concomitante do resíduo de lona de freio com fibras e nanotubos de carbono na produção de CCA's, além de inovador, pode representar redução de custos, melhor desempenho físico-mecânico e uma solução ambientalmente amigável, possibilitando neste sentido, a utilização dos CCA's em maior escala na construção civil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JOAO BATISTA LAMARI PALMA E; SILVA, CAMILA TIEMI OZAKI E; MARCULA, STEPHANIE CUCOLO; ROS, PEDRO SERNA; LINTZ, ROSA CRISTINA CECCHE; GACHET, LUISA ANDREIA. Self-sensing cement composite based on the piezoresistive effect with brake lining waste. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 456, p. 14-pg., . (23/05479-4)