Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões e processos biogeográficos comuns podem explicar a taxonomia de Cichlocolaptes e Heliobletus (Aves: Furnariidae), dois gêneros endêmicos da Mata Atlântica?

Processo: 23/11086-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Ruan Vieira Vaz
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/03305-4 - Coleções de ornitologia como fonte de conhecimento para a compreensão da taxonomia de Cichlocolaptes e Heliobletus e para o desenvolvimento da museômica no Brasil., BE.EP.MS
Assunto(s):Filogeografia   Mata Atlântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elementos ultraconservados do genoma (UCEs) | Filogeografia | Floresta Atlântica | Padrões de Diversificação | Taxonomia de aves neotropicais.

Resumo

Na Mata Atlântica, os representantes de dois gêneros endêmicos de aves, Cichlocolaptes e Heliobletus, apresentam lacunas importantes no conhecimento da sua taxonomia, sistemática e biogeografia. Existem indícios na plumagem e na vocalização para suspeitar que as subespécies de C. leucophrus podem ser espécies plenas, falta uma descrição adequada das populações setentrionais de H. contaminatus e existem evidências de uma nova espécie do gênero nas montanhas do estado da Bahia. Neste projeto, revisaremos a taxonomia dos representantes dos dois gêneros com base em dados morfológicos e bioacústicos, que serão coletados, respectivamente, a partir de coleções zoológicas e bancos de dados virtuais. Esse conjunto de dados será utilizado para determinar se existem diferenças significativas entres os grupos de cada gênero, via análise multivariada de variância (MANOVA), e na descrição de possíveis novos táxons. Também serão coletados dados moleculares a partir das coleções, utilizando tecidos conservados em etanol e toepads. As análises moleculares serão realizadas por meio do sequenciamento de elementos ultraconservados do genoma (UCEs) e posterior extração de variações de nucleotídeos únicos (SNPs). Identificaremos o número de populações ancestrais e se existem evidências moleculares para considerar os táxons subordinados como espécies plenas. Calcularemos índices de diversidade genética, úteis à conservação, além de realizar uma análise filogenética e calcular parâmetros demográficos. A distribuição geográfica dos dois gêneros é surpreendente e consideravelmente sobreposta, e parecem apresentar padrões de diversificação comuns. Neste projeto, analisaremos, a partir dos parâmetros demográficos, se existem evidências que sustentem que a diversificação dos dois gêneros aconteceu de forma síncrona, sugerindo que os mesmos processos de diversificação explicam a diversificação destes pássaros na Mata Atlântica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, RAFAEL DANTAS; VAZ, RUAN VIEIRA. Divergence in vocalizations indicates cryptic speciation in Camptostoma tyrannulets. AUK, v. N/A, p. 17-pg., . (21/10339-1, 23/11086-5)