Busca avançada
Ano de início
Entree

Citofisiologia da reprodução de fêmeas de vida-livre de tamanduá-bandeira e tatu-canastra

Processo: 24/00389-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Eunice Oba
Beneficiário:Ana Carolina Monteirinho Lobo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ciclo estral animal   Conservação   Xenarthra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Estral | citologia vaginal | Conservação | silvestres | Xenarthra | Medicina e conservação de animais selvagens

Resumo

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tatu-canastra (Priodontes maximus) vêm enfrentando um aceleramento no declínio populacional, causando forte preocupação quanto à sua conservação. O manejo integrado de populações in situ, a criação de programas de reprodução e a aplicação de biotecnologias reprodutivas são ações de extrema importância, já que podem auxiliar na multiplicação e diversificação de populações em risco de extinção. No entanto, para a implementação deste tipo de estratégias de conservação, é fundamental o conhecimento profundo da anatomia, biologia e fisiologia das espécies. Atualmente, a atividade reprodutiva de M.tridactyla e P.maximus é praticamente desconhecida, sobretudo em populações de vida-livre. Assim, este trabalho tem como objetivo principal caracterizar diferentes fases do ciclo reprodutivo de pelo menos nove fêmeas adultas de vida-livre tamanduá-bandeira e nove fêmeas adultas de vida-livre tatu-canastra monitoradas pela equipe do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) nos biomas Cerrado e Pantanal, respetivamente, no estado do Mato Grosso do Sul (MS), Brasil, pela aplicação e correlação de diferentes metodologias como a observação de sinais externos, a colheita de swabs para cultura de microbiota e citologia vaginal, a mensuração da concentração sérica de progesterona e a ultrassonografia do trato reprodutivo, contribuindo para o conhecimento da biologia e fisiologia reprodutiva destas espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOBO, ANA CAROLINA M.; FERREIRA, JOAO CARLOS PINHEIRO; KLUYBER, DANILO; CAIAFFA, MAYARA GREGO; DESBIEZ, ARNAUD L. J.; DE CAMILO, BEATRIZ LIPPE; DA SILVA, LUAN SITO; DE CAMARGO, GABRIEL C.; KASIMANICKAM, RAMANATHAN; OBA, EUNICE. Pharmacologically assisted semen collection and sperm morphology assessment methods in wild six-banded armadillos (Euphractus sexcinctus). Animal Reproduction Science, v. 277, p. 13-pg., . (24/00389-0)