Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estocástica da dinâmica temporal das arritmias cardíacas, por meio da gravação intermitente do eletrocardiograma, por períodos de tempo muito longos

Processo: 98/08172-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Ricardo Geretto Kortas
Beneficiário:Ricardo Geretto Kortas
Empresa:Kortas Informática Instrumentação Médica Indústria, Comércio Importação e Exportação Ltda
Município: São Paulo
Assunto(s):Eletrocardiografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Estocastica | Arritmia | Computador | Eletrocardiograma | Internet | Morte Subita

Resumo

O projeto, em sua fase 1, tinha o objetivo de analisar o eletrocardiograma (ECG) gravado, de forma intermitente, por longos períodos de tempo, visando a uma melhor compreensão da variabilidade espontânea das arritmias cardíacas, com conseqüente aprimoramento na estimativa do risco das arritmias e no uso das drogas antiarrítmicas. Posteriormente, como essa fase permitiu desenvolver e implementar partes básicas de um sistema completo de coleta, transmissão e análise de parâmetros biológicos como os do eletrocardiograma (ECG) e da pressão arterial (PA), mudou-se o enfoque para uma filosofia de desenvolvimento horizontalizado, onde o sistema é colocado em funcionamento com todas as suas partes disponíveis e, progressivamente, ampliadas. Deixou-se para o final da fase 2 a análise estocástica dos parâmetros coletados por períodos muito longos. No país, a morte súbita por arritmias cardíacas ("parada") constitui a mais importante causa de morte na população adulta. A introdução do exame Holter, em que 24 horas de ECG são gravadas continuamente no hábitat natural do indivíduo, representou um avanço. No entanto, parte expressiva das informações do ECG não é aproveitada. Isso decorre do não aproveitamento da variabilidade dia-para-dia. Proposta: utilizar a tecnologia de suporte já desenvolvida pela empresa, como gravadores Holter digitais e software para a análise das arritmias no ECG, para criar uma central de teleprocessamento que permitirá a monitorização do ECG por períodos muito longos (mais de duas semanas), e aprimorar e testar os modelos de análise dinâmica já estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA SILVA, NANCY CHRISTIANE; REIS, MARIA DO CARMO M.; POVOA, RUI M. DOS S.; DE PAOLA, ANGELO A. V.; FILHO, BRAULIO LUNA. Ventricular arrhythmias in the Chagas disease are not random phenomena: Long-term monitoring in Chagas arrhythmias. JOURNAL OF CARDIOVASCULAR ELECTROPHYSIOLOGY, v. 30, n. 11, p. 2370-2376, . (98/08172-3)