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Os usos e mobilizações políticas do direito: o caso da Lava Jato em São Paulo
Processo: | 18/06198-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2018 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2020 |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis |
Pesquisador responsável: | Marcelo Sanches Pagliarussi |
Beneficiário: | Marcelo Sanches Pagliarussi |
Instituição Sede: | Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil |
Assunto(s): | Fraude Corrupção Contratos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Corrupção | Desengajamento Moral | fraude | Gerenciamento da imagem corporativa | Fraudes e corrupção |
Resumo
O principal problema a ser abordado na presente proposta envolve a busca por entender como a Petrobras explica aos seus investidores e à sociedade as ações de superfaturamento de contratos e subsequente repasse de dinheiro a partidos políticos que foram descobertas no âmbito da operação Lava Jato, desenvolvida pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal do Brasil. Estudos anteriores sugerem e que as empresas usam narrativas e mecanismos retóricos de modo a influenciar os julgamentos de responsabilidade dos seus stakeholders. O quadro teórico selecionado é composto pela teoria do desengajamento moral, proposta por Bandura (1986, 1991), a qual permite explorar os vários mecanismos psicossociais por meio dos quais os indivíduos mitigam as consequências morais de ações consideradas por eles próprios como imorais. Neste sentido, o presente projeto tem potencial para contribuir com a geração de conhecimento a respeito de: (1) quais mecanismos de desengajamento moral são encontrados nas comunicações da Petrobras; e (2) como os mecanismos se manifestam nas comunicações da empresa. A abordagem metodológica selecionada foi a análise retórica, a qual compreende a análise das formas empregadas no discurso com o objetivo de persuasão (Leach, 2000). Ao mapear a manifestação dos mecanismos de desengajamento moral nas comunicações da Petrobras subsequentemente ao desenrolar dos eventos da operação Lava Jato, será possível compreender como a empresa se apresenta aos seus investidores e à sociedade, em termos da sua responsabilidade perante a tais eventos. Neste sentido, o projeto tem potencial para contribuir com o avanço da compreensão dos processos de desengajamento moral no nível organizacional. (AU)
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