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PoupeMais: desenvolvimento comercial da solução de educação financeira

Processo: 17/20545-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Acordo de Cooperação: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Rafael Zoellner Vivolo
Beneficiário:Rafael Zoellner Vivolo
Empresa:MGov Brasil Consultoria em Gestão de Políticas Públicas Ltda
CNAE: Atividades de consultoria em gestão empresarial
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Atividades de apoio à educação
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:
Maúna Soares de Baldini Rocha
Pesquisadores associados:Guilherme Finkelfarb Lichand ; Marcos Felipe Mendes Lopes
Vinculado ao auxílio:15/22384-0 - PoupeMais: educação financeira através do telefone celular, AP.PIPE
Assunto(s):Educação financeira  Telefonia celular  Mensagem de texto  Programas sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento comercial | Educação financeira | elementos de mercado | Estratégia Nacional de Educação Financeira | mensagem de texto | telefone celular | Educação financeira

Resumo

O projeto de pesquisa "Poupemais: educação financeira através do telefone celular", financiado com recursos da FAPESP - PIPE Fase 2, obteve resultados muito significativos ao longo de 2016 e 2017, nos levando à conclusão de que a ferramenta afeta positivamente os beneficiários participantes. No caso dos participantes beneficiários do Bolsa Família, no que se refere a pensar bem antes de realizar alguma compra, os impactos foram extremamente relevantes. Há indícios relevantes, ademais, de que o produto aumenta a confiança dos usuários em relação a parcelar suas compras e a tomar empréstimos, indicando um primeiro efeito positivo da exposição ao conteúdo de educação financeira proposto pelo Poupemais. Assim sendo, entendemos ser de extrema importância desenvolver seus aspectos comerciais e de inserção no mercado de maneira rigorosa, para que a solução seja replicável e escalável, levando o impacto da solução ao maior número possível de beneficiários no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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