O casulo de Ana Maria Amaral: uma viagem ao coração do inanimado
O Teatro Superlativo de Edward Gordon Craig: a busca da utopia simbólica do Superm...
Processo: | 19/07393-4 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Data de Início da vigência: | 07 de agosto de 2019 |
Data de Término da vigência: | 10 de agosto de 2019 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Wagner Francisco Araujo Cintra |
Beneficiário: | Wagner Francisco Araujo Cintra |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Teatro de animação Performatividade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | inanimado | Objetos | Performatividade | teatro | teatro visual | Teatro de animação |
Resumo
O 1º. Encontro de Poéticas do Inanimado, organizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes do Instituo de Artes da Unesp, tem por objetivo desenvolver parcerias com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que possuam cursos ou disciplinas, graduação e ou pós-graduação, na área do inanimado. Essa primeira edição também prestará uma homenagem a Ana Maria Amaral, pioneira no ensino acadêmico do Teatro de Animação no Brasil, e ainda hoje um dos mais importantes nomes no cenário nacional e internacional. Cabe esclarecer que entendemos por poéticas do inanimado as diversas manifestações cênicas que não estão diretamente vinculadas à presença ativa do ator em cena como protagonista do acontecimento teatral. Por esse caminho, a base do pensamento do encontro será o teatro de animação em suas distintas expressões: teatro de marionetes, teatro de objetos, teatro visual, entre outras. Muitas pesquisas, tanto no Instituto de Artes da Unesp, quanto em outras universidades brasileiras, tratam de questões referentes a determinadas práticas realizadas por importantes artistas nacionais e internacionais. Essas pesquisas, ancoradas em processos e procedimentos artísticos singulares, são fundamentais para o entendimento, não somente de um contexto particular, mas principalmente de uma totalidade de pensamento que pode ser expandida para uma situação de análise de conjuntura ampliada. Ou seja: da observação de determinados acontecimentos teatrais, aqui nesse contexto relacionadas ao inanimado, é possível desenvolver uma reflexão acerca da situação atual dessas práticas e também do próprio contexto do tradicional teatro de ator. Na atualidade, não é mais possível limitar a prática e o pensamento teatral a contextos estanques. Refletir acerca do inanimado é refletir acerca do teatro de uma maneira geral, só que por outro viés. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |