XVIII Colóquio Winnicott Internacional - Família e Amadurecimento Pessoal
As teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico comparativo...
XIX Colóquio Winnicotiano Internacional - Adolescência e Socialização
Processo: | 19/06856-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2019 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2020 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano |
Pesquisador responsável: | Leopoldo Pereira Fulgencio Junior |
Beneficiário: | Leopoldo Pereira Fulgencio Junior |
Instituição Sede: | Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Psicanálise Psicoterapia Epistemologia Fenomenologia Desenvolvimento Ser Livros Publicações de divulgação científica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | desenvolvimento | Epistemologia | fenomenologia | Psicanálise | Psicoterapia | Ser | Psicanálise |
Resumo
Neste livro procuro apresentar a teoria psicanalítica do desenvolvimento emocional do ponto de vista da obra de Winnicott, explicitando em que sentido algumas das modificações, introduzidas por ele na psicanálise, advêm, ao menos parcialmente, de noções clínicas veiculadas pelo existencialismo moderno (tal como aparecem operativamente na fenomenologia psiquiátrica, na psicologia existencialista e na Daseinanalyse). Com a explicitação de tais influências, tanto nos fundamento ontológicos como no reconhecimento de certos fenômenos e problemas clínicos antes não vistos, procuro mostrar como Winnicott ampliou a compreensão do processo de desenvolvimento socioemocional, dando ênfase na questão da dependência do indivíduo em relação seu ambiente, apresentando uma apreensão descritiva detalhada desse processo e de suas fases. Este tipo de análise torna possível mostrar porque a psicanálise, com Winnicott, pode ser considerada como uma psicanálise do ser. Além disso e nesse quadro também pode-se aprofundar a compreensão do tipo de ética que deriva dessa perspectiva. (AU)
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