Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenharia de materiais nanoestruturados auto-organizados pelo controle da dinâmica química não-linear

Processo: 18/21619-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Raphael Nagao de Sousa
Beneficiário:Raphael Nagao de Sousa
Pesq. responsável no exterior: Istvan Zalan Kiss
Instituição no exterior: Saint Louis University (SLU), Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição parceira: Saint Louis University
Vinculado ao auxílio:16/01817-9 - Desenho e controle de padrões eletroquímicos auto-organizados, AP.JP
Assunto(s):Eletroquímica  Dinâmica não linear  Cinética química  Sistemas complexos  Materiais nanoestruturados  Sistemas auto-organizados  Cooperação internacional 

Resumo

Propomos neste projeto um estudo sistemático da síntese eletroquímica de multicamadas metálicas nanoestruturadas auto-organizadas a partir de metodologias de controle em dinâmica química não-linear. Esta contribuição pode racionalizar os mecanismos cinéticos responsáveis pela formação espontânea de arquiteturas químicas em micro e nanoescala, além da criação de novos materiais com propriedades inéditas. O plano de trabalho é resumido em quatro etapas: (a) mapeamento das condições experimentais em que as multicamadas metálicas auto-organizadas são sintetizadas eletroquimicamente; (b) desenvolvimento de algoritmos para controle adaptativo em tempo real e respectiva aplicação nos experimentos para controle de espessura e composição química; (c) caracterização física do material resultante e a correlação concomitante entre os aspectos mecanísticos e a dinâmica não-linear; (d) avaliação dos materiais nanoestruturados em aplicações de armazenamento e conversão de energia. A combinação sinérgica da expertise de ambos os proponentes deste projeto falicitará uma estratégia não-convencional de síntese de materiais nanoestruturados em sistemas eletroquímicos. Como resultado adicional, uma cooperação conjunta a longo prazo será fortalecida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, CAIO G. P.; MACHADO, EDUARDO G.; KISS, ISTVAN Z.; NAGAO, RAPHAEL. Investigation of the Oscillatory Electrodissolution of the Nickel-Iron Alloy. Journal of Physical Chemistry C, v. 123, n. 39, p. 24087-24094, OCT 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.