Busca avançada
Ano de início
Entree

Assembleias de oligoquetos aquáticos como ferramenta alternativa no monitoramento da qualidade ambiental

Processo: 18/12069-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2019 - 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Guilherme Rossi Gorni
Beneficiário:Guilherme Rossi Gorni
Instituição-sede: Universidade de Araraquara (UNIARA). Associação São Bento de Ensino. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Juliano José Corbi ; Mercedes Rosa Marchese
Assunto(s):Limnologia  Monitoramento biológico  Gestão de recursos hídricos 

Resumo

Intervenções humanas no território têm contribuído para a redução da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. Os programas de biomonitoramento apresentam-se como ferramenta na caracterização do estado de conservação dos ecossistemas aquáticos. Assim, o presente projeto visa à validação e uso de metodologias alternativas de análise usando assembleias Oligochaeta como ferramentas em programas de biomonitoramento da qualidade água e sedimento. Os dados foram obtidos em acordo de colaboração acadêmica firmado entre o pesquisador proponente e o Setor de Comunidades Aquáticas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). As amostras provêm da Rede de Monitoramento da Qualidade de Sedimentos da CETESB (período: 2014-2016) e do Projeto de adequação metodológica na avaliação de impactos ambientais em Unidades de Conservação (período de 2009-2016). Sessenta pontos de diferentes corpos d'água no Estado de São Paulo foram monitorados, totalizando 264 amostras distribuídas entre reservatórios, rios e córregos. O delineamento amostral prevê a organização das variáveis em dois níveis: (i) Variáveis físicas e químicas de qualidade da água e sedimento e (ii) Métricas das assembleias de Oligochaeta (abordagens Descritiva e Ecohidrológica) calculadas com base na identificação das espécies coletadas nos pontos amostrados. Para visualização de padrões das assembleias, bem como modelagem do nicho das espécies consideradas indicadoras serão utilizadas análises estatísticas multivariadas associadas à ajustes de modelos lineares generalizados. Os resultados esperados na presente proposta têm potencial irradiador de nova visão sobre o uso de assembleias Oligochaeta no diagnóstico da qualidade de corpos d´água do Estado de São Paulo. Além do ganho acadêmico, pretende-se avançar na aplicação dessas novas abordagens ecológicas em analises de rotina do programa de monitoramento da qualidade ambiental da CETESB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. FUTENMA DE LIMA; D. A. GIROLLI; N. A. O. SANCHES; V. COLOMBO-CORBI; J. J. CORBI; G. R. GORNI. First record of Epibiont ciliates (Ciliophora: Peritrichia) associated with Dero digitata Müller, 1773 (Oligochaeta: Naididae) in Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 82, p. -, 2022.
CASTRO, GLEYSON B.; PINHEIRO, FERNANDA R.; FELIPE, MAYARA C.; BERNEGOSSI, ALINE C.; GIROLLI, DOUGLAS; GORNI, GUILHERME R.; CORBI, JULIANO J. Update on the use ofPristina longisetaEhrenberg, 1828 (Oligochaeta: Naididae) as a toxicity test organism. Environmental Science and Pollution Research, v. 27, n. 30, SI AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.