Busca avançada
Ano de início
Entree

Istmocele: avliaçao da prevalencia, fatores de risco e implementaçao do diagnostico por histeroscopia

Processo: 18/18834-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Daniela Angerame Yela Gomes
Beneficiário:Daniela Angerame Yela Gomes
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: JOÃO PAULO LEONARDO PINTO ; Luiz Gustavo Oliveira Brito
Assunto(s):Histeroscopia  Ginecologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Histeroscopia | istmocele | ginecologia

Resumo

Nos últimos dez anos a taxa de parto por via cesariana vem crescendocontinuamente e mais recentemente tem se percebido a associação de múltiplas cesáreas como surgimento de istmocele, ou seja, deiscência da cicatriz da cesariana. Tal ocorrência podeestar ligada a sintomas como sangramento uterino anormal, dismenorreia, dor pélvica e atéinfertilidade, porém, tanto a relação desses sintomas quanto os fatores de risco predisponentesainda não estão formalmente estabelecidos, assim também como a prevalência de istmocele,que varia de 19% a 84% dependendo do método de diagnóstico utilizado, comoultrassonografia, histerossonografia, ressonância magnética entre outros. Devido à dificuldadede se estabelecer claro diagnóstico ainda não há classificação estabelecida, o que tambémdificulta implementação de tratamento eficaz, apesar de ser consenso a abordagem porendoscopia ginecológica ser o mais recomendado.Objetivo:Determinar a prevalência e osfatores de risco associados à ocorrência de istmocele eimplementar o diagnóstico porhisteroscopia.Métodos:Estudo de coorte prospectivo com 292 mulheres com antecedente departo cesárea. As participantes serão submetidas a histeroscopia,segundo técnica descrita porBettocchi, para estabelecer o diagnostico e prevalência de istmocele. Os dados dahisteroscopia serão comparados com achados em ultrassom transvaginal e ressonânciamagnética, exames com boa acurácia para diagnostico. Também serão avaliadas quanto aossintomas relacionados ao ciclo menstrual e dor pélvica com o intuito de estabelecer relaçãoentre a deiscência de cesárea e tais queixas, além de estabelecer fatores de risco associados aodesenvolvimento de istmocele. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONARDO-PINTO, JOAO PAULO; BRITO, LUIZ GUSTAVO OLIVEIRA; BELLUOMINI, RENATA TELES PIVA; BENETTI-PINTO, CRISTINA LAGUNA; YELA, DANIELA ANGERAME. Factors Associated to the Presence of Isthmocele Diagnosed by Pelvic Ultrasound, Magnetic Resonance Imaging or Diagnostic Hysteroscopy: A Cross-Sectional Study. REPRODUCTIVE SCIENCES, v. N/A, p. 5-pg., . (18/18834-9)