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Mecânica experimental com imagens

Processo: 19/11569-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Nora Lia Maidana
Beneficiário:Nora Lia Maidana
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Vito Roberto Vanin
Assunto(s):Ensino de física  Mecânica experimental  Material didático  Tecnologias digitais  Internet  Tecnologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Experiências filmadas | Experiências mecânica on-line | Material didático de física | O computador no ensino de física | Tecnologia Digital da Informação e Comunicação | Elaboração de Material Didático

Resumo

As experiências disponíveis no sítio da Mecânica Experimental com Imagens (MEXI) têm a finalidade de potenciar a ação docente em sala de aula, no sentido de acrescentar uma perspectiva experimental ao aprendizado de conceitos abstratos. Para isso, filmamos arranjos reais de maneira a observar um corpo em movimento próximo a um instrumento que possibilita a medida de sua posição. Posteriormente, extraímos do vídeo quadros independentes e incorporamos às imagens um código de tempo, o que permite medir a posição do corpo em instantes de tempo sucessivos e conhecidos. Com a tabela de posição por tempo, toda a evolução dinâmica do sistema pode ser determinada. Já contamos com experimentos sobre movimentos de translação e rotação, que foram disponibilizados em uma página da internet, no endereço www.fisfoto.if.usp.br. Diversas experiências deste ambiente foram aplicadas em disciplinas introdutórias e avançadas de Mecânica no curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em cursos de atualização e em oficinas de congressos. Propomos pesquisar novos temas e incluir experiências relacionadas a conteúdos de Mecânica ainda não explorados: velocidade relativa; arranjos que aceleram mais ou menos que a gravidade, embora abandonados à ação da gravidade; a invariância da aceleração com o referencial, desde que inercial; reexaminar experiências que já fazem parte da página, mas que podem se tornar mais interessantes. Além disso, pretendemos verificar a viabilidade de incluir, nos arranjos experimentais, sensores de compressão, com monitores visíveis dentro do enquadramento do filme, o que acrescentaria uma medida de força às de posição e tempo nas imagens destinadas à análise, o que poderia ampliar o conjunto de fenômenos intrigantes a investigar. Pretendemos dar maior visibilidade ao ambiente com versões em inglês e espanhol, assim como criar uma página mais moderna e que acompanhe a evolução do estilo da web. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, MARCOS L.; MAIDANA, NORA L.; FONSECA, MONALIZA; BARROS, SUELEN F.; ADURIZ-BRAVO, AGUSTIN; VANIN, VITO R.. Teaching friction at university level through an experiment with images. European Journal of Physics, v. 42, n. 5, . (19/11569-0, 14/08206-0)