Busca avançada
Ano de início
Entree

O Laboratório Virtual: material didático complementar para disciplinas introdutórias de mecânica

Processo: 14/08206-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Nora Lia Maidana
Beneficiário:Nora Lia Maidana
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Vito Roberto Vanin
Assunto(s):Material didático  Tecnologias da informação e comunicação  Instrumentação virtual  Laboratórios  Ensino de física 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Experiências filmadas | Experiências Virtuais de mecânica | Material didático de física | O computador no ensino de física | Tecnologia da Informação e Comunicação | Produção de Material Didático

Resumo

O Laboratório Virtual tem a finalidade de complementar a ação docente em sala de aula, no sentido de promover o aprendizado de conceitos abstratos de maneira experimental. Para isso, filmamos sistemas reais de maneira a observar o movimento de um corpo junto com um instrumento que possibilita a medida de sua posição. Posteriormente, incorporamos ao vídeo um código de tempo, de modo que, ao transformar o filme em quadros independentes, as imagens extraídas permitem medir a posição ocupada pelo corpo em instantes sucessivos e conhecidos. Com a tabela de posição por tempo, toda a evolução dinâmica do sistema pode ser obtida. Já contamos com experimentos sobre movimentos de translação, rotação e de fluidos, que foram disponibilizados em uma página da internet, no endereço www.fisfoto.if.usp.br. Diversas experiências do Laboratório Virtual foram aplicadas em disciplinas introdutórias de mecânica no curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Pretendemos pesquisar novos temas para inclusão no Laboratório Virtual, de maneira a complementar as abordagens teóricas da maior parte dos conteúdos de mecânica básica. Neste projeto, propomos incluir experiências sobre colisões bidimensionais com translação e/ou rotação em um sistema de dois corpos e lançamento obliquo com a observação dos movimentos vistos de referenciais diferentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, MARCOS L.; MAIDANA, NORA L.; FONSECA, MONALIZA; BARROS, SUELEN F.; ADURIZ-BRAVO, AGUSTIN; VANIN, VITO R.. Teaching friction at university level through an experiment with images. European Journal of Physics, v. 42, n. 5, . (19/11569-0, 14/08206-0)