Busca avançada
Ano de início
Entree

Retrabalhos em estruturas tubulares aeronáuticas soldadas - aço ABNT 4130

Processo: 99/06549-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Sidiney Peruchi de Godoy
Beneficiário:Sidiney Peruchi de Godoy
Empresa:Esra Engenharia Serviços e Representação Aeronáutica Ltda
Município:
Bolsa(s) vinculada(s):99/11948-6 - Retrabalho em estruturas tubulares soldadas: ação ABNT 4130, BP.PIPE
Assunto(s):Soldagem TIG 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Propagacao De Trincas Na Zac | Retrabalho Em Solda Tig

Resumo

O presente projeto objetiva definir parâmetros de retrabalhos de solda em tubos de aço ABNT 4130, utilizados na fabricação de berços de motores de aeronaves, indicando a quantidade de retrabalhos e sua influência no comportamento mecânico do material (resistência à fadiga associada com alterações microestruturais devido aos retrabalhos de solda). Desse projeto, subsídios podem resultar na confecção de uma diretriz para a quantidade de solda possível em retrabalhos no setor, de modo a manter o nível de segurança do equipamento. Durante um vôo, um avião está sujeito a cargas repetidas das mais variadas grandezas e freqüências. Estima-se que 90% das falhas, em serviço, de componentes que sofrem movimento, de uma forma ou de outra, podem ser atribuídas à fadiga dos materiais. O berço do motor de aviões é um componente aeronáutico de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, nos quais fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente encontradas. Esse componente, confeccionado em tubos de aço ABNT 4130, tem nas operações de solda, durante sua fabricação ou, mesmo, retrabalho, o processo que necessita mais análises e cuidados. Um estudo sobre as fraturas nos berços de aeronaves indica que as soldas são as regiões mais suscetíveis a falhas por fadiga. Por esse motivo, as normas relativas à fabricação dos componentes são extremamente cuidadosas e restritivas, principalmente com as operações de solda, nas quais um índice de defeito zero é exigido. O que não se encontra, no entanto, são orientações relacionadas ao número de retrabalhos e conseqüente influência dos mesmos no comportamento em fadiga do conjunto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)