Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores inflamatórios e anti-inflamatórios em idosos com síndrome da fragilidade e sua associação com a sarcopenia

Processo: 19/27618-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ivan Aprahamian
Beneficiário:Ivan Aprahamian
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ronei Luciano Mamoni
Assunto(s):Fragilidade  Idosos  Inflamação  Sarcopenia  Geriatria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fragilidade | Idosos | Inflamação | Sarcopenia | Geriatria, Gerontologia

Resumo

A síndrome da fragilidade e a sarcopenia são síndromes geriátricas multifatoriais, prevalentes na população idosa e que compartilham desfechos adversos, como maior risco para incapacidade, institucionalização e morte. Apesar de uma possível via fisiopatológica inflamatória comum a ambas as doenças, esta ainda foi pouco explorada na literatura, limitada a poucas citocinas como como IL-6, TNF-alfa e IL-1beta, sendo importante ampliar a investigação de biomarcadores pró-inflamatórios especialmente anti-inflamatórios conjuntamente, bem como compreender a associação da sarcopenia à inflamação crônica de baixo grau em idosos frágeis e pré-frágeis, sendo potencialmente uma variável mediadora da fragilidade física. Dessa forma, os objetivos deste estudo são comparar os níveis de biomarcadores pró-inflamatórios e anti-inflamatórios em idosos frágeis, pré-frágeis e robustos e, em cada um dos grupos, comparar o perfil inflamatório entre idosos com e sem sarcopenia e verificar a associação entre os níveis séricos de biomarcadores pró-inflamatórios e anti-inflamatórios com a sarcopenia e seus componentes (força muscular, massa muscular e desempenho físico). Serão avaliados 300 idosos no início do estudo e após 12 meses de seguimento. A fragilidade será classificada segundo o modelo fenotípico e todos os participantes serão submetidos à avaliação dos níveis séricos das interleucinas (IL) pró-inflamatórias (IL-6, TNF-alfa, IL1beta, IL-17, IL-22 e CXCL-8) e anti-inflamatórias (IL-1ra e IL-27). Ademais, os participantes serão avaliados para sarcopenia conforme os critérios atualizados do European Working Group on Sarcopenia in Older People 2. As interleucinas, assim como os critérios para fragilidade e sarcopenia, serão avaliados no início do estudo (baseline) e desfechos como alteração do perfil de fragilidade e sarcopenia, quedas, hospitalização ou morte serão avaliados em 12 meses. A análise intergrupo (Frágil, Pré-Frágil e Robusto) do perfil inflamatório será realizada por meio da ANOVA one-way ou Kruskall Wallis. A associação entre os níveis séricos das citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias e a presença de sarcopenia, força muscular, massa muscular e desempenho físico será testada por meio da técnica de regressão logística e linear. Para todas as análises será adotado um nível de significância de 0,05 (p d 0,05). Os resultados do presente estudo auxiliarão no melhor entendimento da relação entre inflamação, fragilidade e sarcopenia, além de potencial direcionamento para a monitorização e detecção da síndrome da fragilidade e da sarcopenia utilizando biomarcadores da cascata inflamatória. Até onde sabemos, essa análise combinada de IL inflamatória e anti-inflamatória nunca foi realizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APRAHAMIAN, IVAN; MAMONI, RONEI LUCIANO; CERVIGNE, NILVA KARLA; AUGUSTO, TAIZE MACHADO; ROMANINI, CARLA VASCONCELOS; PETRELLA, MARINA; DA COSTA, DANIELE LIMA; LIMA, NATALIA ALMEIDA; BORGES, MARCUS K.; OUDE VOSHAAR, RICHARD C.. Design and protocol of the multimorbidity and mental health cohort study in frailty and aging (MiMiCS-FRAIL): unraveling the clinical and molecular associations between frailty, somatic disease burden and late life depression. BMC Psychiatry, v. 20, n. 1, . (19/27618-0)
PETRELLA, MARINA; APRAHAMIAN, IVAN; MAMONI, RONEI LUCIANO; DE VASCONCELLOS ROMANINI, CARLA FERNANDA; LIMA, NATALIA ALMEIDA; DE CASSIO ROBELLO, EVERSON; DA COSTA, DANIELE LIMA; AN, VINICIUS NAKAJIMA; AGUIRRE, BIANCA NOBRE; GALDEANO, JULIA RICCETTO; et al. The effect of a multicomponent exercise protocol (VIVIFRAIL (c)) on inflammatory profile and physical performance of older adults with different frailty status: study protocol for a randomized controlled trial. BMC GERIATRICS, v. 21, n. 1, . (19/27618-0)