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Criação de vantagem competitiva atendendo a comunidades vulneráveis: multinacionais do Reino Unido e desenvolvimento inclusivo na América Latina

Processo: 20/15656-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Acordo de Cooperação: ESRC, UKRI
Pesquisador responsável:Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Beneficiário:Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Pesquisador Responsável no exterior: Pervez Nasim Ghauri
Instituição Parceira no exterior: University of Birmingham, Inglaterra
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Axele Loetizia Antonia GIROUD
Bolsa(s) vinculada(s):22/08378-1 - Criação de vantagem competitiva atendendo a comunidades vulneráveis: multinacionais do Reino Unido e desenvolvimento inclusivo na América Latina, BP.PD
22/05687-3 - Criação de vantagem competitiva através de serviços comunidades marginalizadas, BP.DD
Assunto(s):Empresas multinacionais  Comunidades vulneráveis  Criação de valor  Objetivos de desenvolvimento sustentável  Vantagem competitiva  América Latina  Reino Unido 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | comunidades vulneráveis | Criação de valor | multinacionais | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | partes interessadas (stakeholders) | Stakeholder theory

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar como as empresas multinacionais de mercados desenvolvidos podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao atender as necessidades das populações vulneráveis em mercados emergentes, ao mesmo tempo em que geram expectativas de retorno financeiro para seus investidores. Desta forma, esta pesquisa pretende revelar os mecanismos e ações adotados por essas empresas para servir populações vulneráveis de maneira lucrativa. Este projeto parte da teoria dos stakeholders e das literaturas sobre empreendedorismo social e criação de valor, propondo um estudo cross-country na América Latina, com foco especificamente na experiência de multinacionais do Reino Unido no Brasil e Colômbia. Os dados serão coletados por meio de grupos de foco e entrevistas em profundidade com múltiplos atores (tais como executivos, ONGs, consumidores e líderes das comunidades marginalizadas e empreendedores locais). Comparação entre casos e pattern matching serão usados para analisar as informações. Como resultado, esse projeto contribuirá para informar multinacionais e outros stakeholders sobre como o desenvolvimento inclusivo pode ser atingido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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