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A roupa nova do rei: a fabricação de D. Pedro II

Processo: 93/04729-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1994
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1996
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Monarquia  Representação (artes)  Reis 

Resumo

Este projeto tem como objetivo refletir sobre a construção social da imagem da monarquia brasileira, a partir de uma personagem destacada: D. Pedro II. De fato, ver-se-á que D. Pedro investiu muito na fabricação de sua representação pública, lançando mão de recursos diversos. Serão analisados os rituais da monarquia, os biógrafos oficiais, os pintores da corte, assim como toda a iconografia especialmente criada por esse império tropical. Trata-se, portanto, de um trabalho na área da iconografia intelectual, que articulará o trabalho de pesquisa documental com a reflexão sobre uma produção acelerada de imagens e representações. (AU)

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