Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema e dança: uma analise dos cruzamentos das artes do movimento em dois eixos

Processo: 21/12417-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Cristian da Silva Borges
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema  Dança  Coreografia  Notação coreográfica  Representação do movimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema e dança | notação coreográfica | representação do movimento | Cinema

Resumo

Em uma época de transbordamentos e hibridismos no campo do audiovisual, quando as fronteiras entre formatos, gêneros e linguagens encontram-se cada vez mais borradas e difíceis de serem definidas, este projeto de pesquisa propõe uma nova abordagem das imagens em movimento, concentrando-se na sua aproximação com a arte coreográfica, não apenas como linguagens artísticas distintas - o cinema e a dança - que por vezes se cruzam, mas como desdobramentos de uma mesma arte do movimento, tal como preconizada na virada do século XX por alguns filósofos e artistas. Essa movimentação ou "deformação" constante dos corpos e imagens - no palco, como na tela - responderia não necessariamente a um roteiro definido de maneira linear e racional, mas antes a um apelo coreográfico que remete a ideias sugeridas e praticadas por cineastas e artistas das vanguardas dos anos 1920, 30 e 40. Com a enorme presença do vídeo e da dança em bienais, museus e galerias de arte do mundo todo, urge pensarmos o contemporâneo a partir dessa convergência de formas de expressão do movimento, a partir de dois eixos de abordagem: por um lado, através de uma arqueologia dos registros do movimento (o movimento como leitura/ representação, a presença da dança no cinema e a dança como cinema) e, por outro, através de uma arqueologia das notações do movimento (o movimento como escrita/ codificação, a presença do cinema na dança e o cinema como dança). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIAN BORGES. A dança no cinema: da lógica dos musicais à irracionalidade de gestos desmotivados. Galáxia (São Paulo), v. 48, . (21/12417-0)