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Efeitos do hidrogênio sobre o desempenho estrutural de ligas metálicas: integrando ciência e engenharia

Processo: 22/00307-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Acordo de Cooperação: Texas A&M University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Claudio Ruggieri
Beneficiário:Claudio Ruggieri
Pesquisador Responsável no exterior: Lenin Marcelo Paredes Tobar
Instituição Parceira no exterior: Texas A&M University, Estados Unidos
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Diego Felipe Sarzosa Burgos
Vinculado ao auxílio:20/01903-8 - Um modelo local de fratura frágil incorporando a distribuição estatística de microtrincas, AP.R
Assunto(s):Mecânica da fratura  Caracterização estrutural  Integridade estrutural  Tubulações de alta pressão  Fragilização por hidrogênio  Tenacidade à fratura  Método dos elementos finitos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Armazenamento de hidrogênio em vasos de pressão | Fragilização por hidrogênio | integridade estrutural | Método dos Elementos Finitos | tenacidade à fratura | Transporte de hidrogênio por tubulações | Mecânica da Fratura e Caracterização de Materiais

Resumo

O hidrogênio verde possui um enorme potencial para se tornar um dos pilares centrais da transformação energética necessária para limitar os efeitos do aquecimento global. A incorporação do hidrogênio no sistema de produção energética também irá colaborar com a demanda de energia elétrica de fontes renováveis e, ainda, servir como armazenamento de energia de longo prazo. Consequentemente, a demanda crescente de hidrogênio como uma fonte energética de amplo espectro motivará de forma vigorosa esforços de P&D abrangendo a infraestrutura de produção e transporte às aplicações finais. Entretanto, um dos desafios-chave de uma economia baseada em hidrogênio é a garantia de operações seguras e se falhas da infraestrutura para produção e transporte, incluindo armazenamento e transporte de hidrogênio por meio de dutos e tubulações de alta pressão. Embora tubulações fabricadas em aços de alta resistência (por exemplo, aços grau API X70 ou X80) tenham um histórico de comprovado desempenho sob condições normais de serviço, elas são extremamente suscetíveis à degradação do material pela presença de hidrogênio na forma gasosa. Este projeto de pesquisa objetiva a abordagem dos tópicos críticos associados à avaliação robusta e acurada dos efeitos da fragilização por hidrogênio em materiais metálicos e, mais especificamente, o desenvolvimento de uma metodologia robusta e efetiva para avaliar e prever a resistência à fratura remanescente de aços de alta resistência e ligas de níquel afetadas pela fragilização induzida pelo hidrogênio. Os fundamentos para esta linha de investigação foram estabelecidos durante projetos colaborativos entre Prof. Diego. F. B. Sarzoza (investigador associado do Núcleo Avançado em Mecânica da Fratura e Integridade Estrutural - NAMEF - da Escola Politécnica da USP) e Prof. Marcelo Paredes (Department of Ocean Engineering, Texas A&M). Uma série de workshops tecnológicos organizados pela American Society of Mechanical Engineers (ASME) também identificaram o trincamento assistido por hidrogênio (hydrogen assisted cracking - HAC) como um dos problemas críticos associados à infraestrutura para armazenamento e transporte de hidrogênio por meio de dutos e tubulações de alta pressão. (AU)

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