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A pedagogia do seminário e a emergência da persona investigador

Processo: 22/05345-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 13 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Pesquisador visitante: Jorge Manuel Nunes Ramos do O
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidade de Lisboa, Portugal
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):Filosofia da educação  História da educação  Pedagogia  Intertextualidade  Redação científica  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia da Educação | historia da educação | Intertextualidade | produção escrita | Seminário | Filosofia da Educação

Resumo

A proposta da pesquisa e da disciplina a ela vinculada é a de refletir sobre a criação da escrita acadêmica. No formato de seminário será buscada uma problematização teórica e empírica das maneiras pelas quais os textos são produzidos. Discute-se a comunidade de autores, a ideia de crítica e a concepção da instituição escolar. A escola nos ensina um modelo de produção textual que não é condizente com aquilo que a universidade espera de nós. Nesse sentido, serão buscadas as relações entre escrita acadêmica e leitura, entre fala e escrita, na construção de formações discursivas que caracterizam o sujeito escolarizado. O ato de criação será vistoriado à luz da produção de vários autores, dentre os quais destacam-se Deleuze, Michel Foucault e Jacques Derrida. Todos eles discutem a questão da linguagem na produção do conhecimento moderno. Trata-se finalmente de compreender o exercício intertextual como motor de multiplicação da palavra escrita, com a emergência da figura do autor perante uma comunidade de interpretação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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